quarta-feira, 1 de maio de 2013

ENTREVISTA E COLEÇÃO DE IGOR - ENGENHEIROS DO HAVAII

Igor e Humberto Gessinguer
O Colorado Heavy Metal hoje entrevista o nosso amigo Igor! As perguntas endereçadas ao nosso entrevistado abordaram a sua banda favorita do rock nacional, Engenheiros do Havaii. É interessante ver as opiniões de um “fã de carteirinha” sobre seu artista favorito, muitas vezes fugindo do usual e tendenciando a sons mais “desconhecidos” que vão além dos sucessos radiofônicos da banda. Como vocês hoje, mais um cara de nossa cidade que curti um som nesse marasmo cultural, Igão!

1 - Igor, qual foi seu primeiro contato com a Música do Engenheiros do Havaii?

Igor: Foi com um dvd que peguei emprestado de um amigo (Anderson) que falava muito bem da banda e eu nunca tinha parado para ouvir, mais quando ouvi   “Era um garoto que como eu Amava os Beatles e os Rolling Stones’’  gamei na musica assim como o Humberto se apaixonou por ela ainda criança pela versão do “Os Incríveis’’, ai então passei a me aprofundar na banda.

2 - O que lhe chama a atenção em especial nas musicas do Grupo?                    

Igor: Além do som diferenciado no Rock Brasil com influencias do Rock Progressivo Inglês as Letras do Humberto Gessinguer tem um diferencial.

3 - Qual o disco do Engenheiros você destacaria como o mais importante na discografia da banda?

Igor: Bom! na carreira da banda acredito que o mais importante seja o disco  ”O Papa é Pop” , disco mais vendido da banda e com alguns sucessos entre eles ‘’Era um Garoto...”  “Pra ser Sincero”   “Exercito de um Homem Só”  que acabou levando ainda mais a banda às Paradas de sucesso.

4 - Sei que deve ser difícil indicar algum, mais qual álbum é mais especial para você?

Igor: Sim é complicado. Mais falo por mim que sem dúvidas é o “GLM (Gessinguer, Liks & Maltz)” é o disco que mais mostra as influencias do Rock Progressivo com excelentes canções como “A Conquista do Espaço”, “Problemas sempre Existiram”, “(Pose Anos 90)” e “Canibal Vegetariano Devora Planta Carnívora”.

Coleção de CDs


5 - Em sua coleção dedicada à banda, existe algum item que você tenha um carinho especial?

Igor: Então, é o LP do disco  ”GLM”  e o CD “Gessinguer  Trio” (que hoje em dia é um dos discos fora de catalogo e raro de encontrar) ambos Autografados pelo Humberto Gessinguer  que junto com alguns amigos tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente um LP Bem Raro que é a Coletânea  “Rock Grande do Sul” de 1985 Primeira Gravação dos Engenheiros do Hawaii em LP junto com outras bandas gaúchas entre elas Os Replicantes, TNT e Garotos da Rua.

6 - Se você fosse incumbido da difícil tarefa de montar um “The Best” do Engenheiros com 10 músicas, qual seria as faixas que você escolheria?

  Igor:   - Anoiteceu em Porto Alegre – Disco “O Papa é Pop”
            - A Violência travestida faz seu Trottoir – Disco “O Papa é Pop”
            - Lance de Dados – Disco ‘’Simples de Coração’’
            - Variações de um Mesmo Tema- Disco “Ouça o Que Eu Digo Não Ouça Ninguém”
            - Fé Nenhuma - Disco “Toda Forma de Poder”
            - Problemas Sempre Existiram – Disco “GLM”
            - A Conquista do Espaço – Disco “GLM”
            - Filmes de Guerra Canções de Amor – Disco “ A Revolta dos Dândis”
            - Não é Sempre- Disco “Varias Variáveis”
            - Quartos de Hotel – Disco “Varias Variáveis”

Me desculpe quem curte a banda se esqueci de alguma  mais as que eu ouviria agora seriam essas.

Coleção de Discos de Vinil


7 – O que você acha do projeto “Pouca Vogal” de Humberto Gessinguer?

Igor: Gostei bastante pois dali saíram novas composições incríveis do Humberto em parceria com o Duca que também  é um grande compositor e musico, pois agora esse projeto acabou pois agora Humberto volta ao Baixo em uma nova turnê com os clássicos dos engenheiros e suas musicas novas que estarão no próximo disco dele o “Insular”.

8 – Das bandas do chamado Rock Brasil surgidas nos anos 80, quais bandas você acredita que continuam produzindo algo bom?

Igor: Muitas tem um ótimo histórico com vários discos ótimos mais hoje em dia que ainda continua criando álbuns com musicas inéditas São Nenhum de Nós com disco “contos de Agua e Fogo”  Biquini Cavadão com disco novinho também o “Roda Gigante” o próprio Humberto Gessinguer no engenheiros do hawaii com o ultimo disco acústico com musicas ineditas “Novos Horizontes” o proprio “Pouca Vogal” e agora com o novo álbum solo primeiro na carreira do artista que terá o nome "Insular" inteiramente com musicas inéditas. Muitas bandas dos anos 80  estão fazendo shows e turnes mais material novo que me lembro são esses ai que me lembrei hoje.

Coleção de DVDs

9 – Recentemente Malts disse que só esta esperando o convite de Umberto Gessinger para uma reunião da formação clássica da banda, você acredita que isso possa acontecer?

Igor: Gostaria muito que acontecesse e logo mais não acredito que seja possível pois o Ex guitarrista Augusto Lliks ninguém tem contato com ele nem o Humberto nem o Maltz. O Maltz,  acredito que possa voltar tocar com Humberto como já teve algumas participações em shows e em uma twitcan  mais uma reunião da formação clássica acredito  estar longe de acontecer.


10 – Deixe um recado para os leitores do Colorado Heavy Metal!

Igor: Bom galera Obrigado pela oportunidade , agradeço muito mesmo, espero ter tirado algumas duvidas pra quem curte a banda ou dicas de musicas que alguém nunca ouviu recomendo muito mesmo os discos principalmente o “GLM” e o “Varias Variáveis”. Obrigado galera  do blog e aos leitores vamos valorizar nosso “estilo de vida”.  

Coleção de Camisetas

Colorado Heavy Metal

Um comentário:

  1. Adorei!!! Um de fé mostrando um pouquinho do nosso amor! Representou bem Igor!!!

    Beijos Ju Fernandes

    ResponderExcluir