segunda-feira, 21 de julho de 2014

STEELLORD - TRUE METAL PARANAENSE

Baseado na falta de espirito underground e pelo excesso de vaidade que hoje em dia prevalece no que restou na cena, coloquei a pensar e revirando meus antigos K7s passei a me recordar como era gostoso aquela fase em que corríamos atrás de materiais, seja CDs, fitas ou até os antigos discões, no qual muito carregávamos de uma lado para o outro. Em especial encontrei lá em um canto uma fita que me fez notar como o underground era difícil, mais como a atitude em fazer o que se acredita torna o músico underground um guerreiro, pois bem.... Era uma Fita do Steellord!

Contando com um Álbum que destacou-se pela energia  e crueza, assim como nos moldes antigos do Heavy Metal a banda Steellord representou o Paraná,  nessa empreitada do “True Heavy Metal” surgida em Cascavel. Quando a demo "Steellord" foi lançada em meados de 1999 o metal brasileiro estava naquela fase entre o  Metal Melódido e a febre do Gothic Metal. Nada contra ambos os estivos, mais havia uma super povoação que realmente propiciou a aparerem muitas coisas descartáveis. Isso é claro,se tratando nos estilos mais clássicos do heavy metal, pois no metal extremo acontecia muita coisa  e essa já e outra história...Nos dias de hoje as bandas de estão revivendo algo mais voltado ao “revival thrash”, algo com muito mais atitude, longe do que acontecia com o Metal Melódico no inicio do ano 2.000, cheio de  músicos que aparentemente cuidavam mais do cabelo do que se preocupava com a música. E nessa questão acredito que o Steellord tenha se despontado no inicio dessa virada, lançando um material que juntamente com bandas como Violator, Dominus Praelli, entre outras,  determinaram um sentimento nostálgico nas composições  baseando-se na  antiga forma de fazer Heavy Metal.
  É claro que o Steellord deixou sua marca, e por alguns fatores que fogem ao meu entendimento não conseguiram uma divulgação mais maciça e uma continuidade em seus trabalhos, mais o que importa é que tudo conspirou para uma ótima estréia.
Em 2001 o Steellord lança o empolgante  "Headbanger force" obtendo uma ótima receptividade em todo o Brasil e caindo no gosto daquela galera que curte um som “menos polido” e “mais na cara” e sem aquele apelo melódico e neo-clássico muito decorrente no Heavy Metal Melódico. Bebendo de fontes como Grave Digger, Runinng Wild, Manowar e até mesmo do Judas Priest  ( Todas em suas fases antigas) a banda agradou em cheio os “headbangers” que certamente primam por trabalhos como  “Gates To Purgatory” (Running Wild) , WichHunter (Grave Digger), um metal feito na raça com a postura real do sentido do termo Headbanger. 

Júlio Steellord  (Vocal, guitarra, baixo) levou a empreitada com pulso firme, e juntamente com  André L., Luciano Veronese (Teclados ) e Anderson ( dividindo as gravações da  Bateria) e também contando com Luciano Veronese ( Teclados). 
Os Vocais de Júlio Steellord realmente fazem com que a audição do trabalho seja muito agradável, dono de uma voz forte , traz um peso as interpretações neste trabalho com uma boa dose de sentimento underground. Outro ponto que chama a atenção no CD é o trabalho dos bateristas, pelo que consta a gravação contou com  dois bons bateras, não sei por qual motivo, mais ambos fizeram um ótimo trabalho, com ênfase nos pedais duplos. Na época do lançamento do único álbum a banda chegou a realizar alguns shows, entre eles abrindo para o SHAMAN em Curitiba. Sobre este fato pude dar uma garimpada e descobrir uma entrevista no blog  ROCK TRUEZA (www.rocktrueza.com.br) onde o vocalista Júlio fala algo sobre este epsódio: 
“  Um  (show) que não esqueço foi o show com o Shamam em Curitiba. Quando entramos no palco, o público começou a pedir por eles, e eu falei que quem veio pra ouvir merda, estava no show errado, kkkk. Nós éramos uma banda de True Metal, e não as merdas que estavam tocando conosco naquele show. O que marcou, foi o público, que de repente começou aplaudir, e virou pro nosso lado. E detonamos, fazendo um regaço...”  Ou seja, os caras honram  o que pregam no que envolve o nome SETEELLORD.

Nesse ano de 2014 foi previsto um retorno aos palcos, ainda não sei como estão os preparativos, mais torço para conferir algum show dos caras ao vivo!  Ainda é possível achar na “praça” o álbum para comprar, por tanto se você curte ter ótimos artefatos nacionais corra atrás do seu!




Por Vitor Carnelossi - COLORADO HEAVY METAL

Um comentário: