quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O METAL EXTREMO NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Sempre me interessei pelo metal nacional, em especial aos redores de minha cidade Colorado - PR. Maringá, Londrina, Presidente Prudente sempre ofereceram algumas boas bandas, shows e rolês... Isso para nós de cidadezinha pequena era o principal contato com o real mundo do metal! Hoje a entrevista é com o amigo Trojillo, figurinha carimbada no Metal Extremo Nacional, tendo participado ativamente desde os anos 90, detêm um super conhecimento do Underground obscuro e radical que rolava em décadas passadas. Especialmente nesta ocasião Trojillo nos fala sobre os primórdios do metal extremo em P. Prudente e algumas bandas que fizeram parte dos alicerces do Metal Extremo Brasileiro.
Confiram!

Mauro Trojillo Jr.  -  Clash Club/2016
01 - Trojillo, novamente é um prazer tê-lo neste veículo underground de produção independente! Presidente Prudente, cidade localizada no “interiorzão” do Estado de São Paulo  tem boas histórias ligadas ao rock, heavy metal, e em questão o metal extremo.  Como músico e entusiasta da cena há muitos anos, lhe pergunto quais as raízes mais profundas do Metal Extremo Prudentino.
Grande Vitor! É sempre um enorme prazer poder participar do seu blog, realmente é mais um veiculo de grande importância ao METAL de nossa região e porque não dizer Nacional também! Cara, nossa cidade no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 teve uma cena realmente grande em termos de pessoas e eventos aqui organizados, passaram por aqui nada mais que bandas como SARCOFAGO, HOLOCAUSTO, MUTILATOR, MX, BLASPHEMER, VOLKANA, VIPER, VODU, VULCANO,... quem organizava a maioria dos eventos era o grande Cacildo que tinha uma loja em sua casa chamada METAL RECORDS,... nessa época me lembro que aqui na cidade existiam algumas bandas como MASSACRA, SACRILÉGIO, KADAVER, CONSPIRACY,...

SARCOFAGO em sua passagem por Presidente Prudente - SP 
02 – É pouco divulgado, mais a passagem do SARCÓFAGO em sua fase mais extrema por P.Prudente deixou marcas profundas nos headbangers da região. Quais as informações que você tem sobre esse show dos fundadores do death/black mundial, justamente na sua cidade! Cara, eu já curtia som nessa época, mas era um pivete rsrs, então não fui, me lembro que meu primo Juliano foi e eu estava na casa dele no dia a tarde, e ele preparava uns braceles e correntes pra ir nesse show rsrs, das informações que tenho das pessoas que foram, foi um show destruidor!! (e na real, destruíram mesmo, o teatro municipal onde foi o show, teve suas cadeiras todas destruídas pelos headbangers rsrs).

03 - Quais bandas na região de Presidente Prudente se aventuram pelo metal extremo, digo as mais expressivas em sua opinião.
Eu acho que a primeira banda de DEATH METAL que teve na cidade foi a banda EPITAPH(rip), que hoje o baterista é o Luis Fernando que toca no Fright Night, fora essa teve algumas bandas de punk, thrash... mas de DEATH METAL mesmo creio que eles foram os primeiros. Depois teve a banda de BLACK METAL, a HARGONATH, que tbm durou alguns anos e chegaram a gravar um cd oficial. E depois apareceu um tal de CAUTERIZATION aí...rsrs

04 – O interior de São Paulo durante os anos 90 teve uma cena muito forte voltada aos estilos musicais mais extremos. Justamente nesta época você redigia o MORBID POSSESSION ZINE. Como você se interessou em atuar com a divulgação do metal extremo?
Então, sempre eu acompanhei o cenário underground, naquela época pelas revistas, pelos zines, quais eu mantinha correspondências, e ia em muitos shows pela região, e senti vontade de produzir algo voltado a essa cena mais extrema, e editei 2 zines, o GENITAL TUMOR ZINE(Que continha bandas de death, grind, splatter, doom, Black,..etc) e depois fiz o MORBID POSSESSION ZINE(Esse apenas dedicado ao DEATHBLACKDOOMMETAL).

05 – Como era feito os contatos com as bandas, produção e distribuição dos ZINES? Pergunto isso pois, pra molecada de hoje isso é muito curioso, no mínimo!
Cara, tudo era feito por carta, cartas e cartas chegavam todos os dias, eu ia todos os dias no correio, e chegavam fitas, zines, releases, flyers aos montes, tudo era muito difícil, por isso acho que quem viveu essa época valoriza muito mais, hoje tudo é muito fácil e se torna descartável.... infelizmente.
MORBID POSSESSION ZINE ( ACERVO PESSOAL TROJILLO)

06 – Além de bandas nacionais, o ZINE trazia releases e novidades de bandas internacionais, como você se comunicava antes do google tradutor (rrsrsrs)
Eu fiz inglês quando tinha 13 anos e conseguia me comunicar razoavelmente bem, e tinha os dicionários de inglês/português pra ajudar também rsrs.

07 – As bandas antigamente eram receptivas ao contato de  Zines como o seu? As revistas de maior circulação, parece-se que em momentos eram evitadas por muitas bandas extremas temendo o “esculacho” de editores que não entendessem o conceito e sonoridades...
Nos anos 90 foi a época que teve muito radicalismo, então as revistas que existiam na epoca eram evitadas por muitas bandas e vistas como coisa de “mainstream” ou “de boy” rsrs, já os zines eram muito valorizados, tanto é que enviavam Demos, fotos, flyers, etc.. e havia muita troca de zines também, muitas bandas do exterior me enviaram material também.

08 – No Paraná bandas como Muder Rape, Amen Corner conseguiram uma boa repercussão nacional nos anos 90. Quais bandas do metal extremo brasileiro você acredita que poderiam ter chegado mais longe em termos de reconhecimento?
Putz, que eu me lembro de shows que peguei no interior de SP, bandas que tinham um grande potencial e não continuaram posso destacar: BRUTAL DEATH, FIDES PUNICA, BLACK BAPTISM, SATANAQUIA, ANGEL OF LIGHT, DIVINE GORE, PROFANE CREATION(agora voltou!), PURULENCE, MASAKRA, NO BLEST, ROTTING FLESH(está voltando), ABHORRENCE(gods), DEVAST, THE ENDOPARASITES, e muitos outros.

09 – Em suas postagens vi que você participou de inúmeros shows nos anos 90 no interior de São Paulo, quais as bandas que merecem uma menção nesta entrevista que não são conhecidas pelo grande público.
Vide resposta anterior! rs
Foto de divulgação Id Katharsis - CAUTERIZATION
10 – Outro dia conversando com um amigo comentamos que entre muitas bandas que lançaram suas demos em TAPE , muitas delas ficaram restritas aquele formato, não tendo nem mesmo sido digitalizadas ou relançadas. Você possui muito material de divulgação da época do MORBID POSSESSION ZINE?
Sim cara, ainda tenho praticamente todas as Demo-tapes que recebi naquela época, até muita coisa coisa que hoje é considerado raro, tenho DT de bandas como: SONGE D´ENFER, FUNERATUS, IN MEMORIAN, MYTHOLOGICAL COLD TOWERS, THE ENDOPARASITES, ROTTING CHRIST, EVIL, DETHRONED CHRIST, HEADHUNTER DC, e muitas outras dezenas.... e ainda quardo vários releases, fotos, Xerox,..e material que era enviado todo por carta.

11 – Em relação a década passada, como você enxerga e estrutura de uma banda de black metal dos anos 90 em relação ao que acontece agora... Digo isso porque, me parece que tanto o black quanto o death pertence ao um grau de musicalidade quase “erudito” se comparado a “simplicidade obscura” e até pretensiosamente tosca de bandas mais antigas.
Hoje apesar das dificuldades que enfrentamos,  tudo é muito mais fácil em relação ao inicio dos anos 90 por ex, em termos de equipamento, hoje se consegue comprar com muito mais facilidade do que anos atrás, a divulgação hoje é praticamente a mesma no mundo todo, se lança um material hoje , todo o planeta por ser alcançado com 1 click, na questão da musicalidade, creio que também com a facilidade de informação, hoje pode se aprender muito mais fácil, consegue-se aulas grátis em inúmeros sites, blogs, vídeos, etc... mas isso tbm não quer dizer que a sonoridade mais “tosca” depende de capacidade musical, muitas bandas ainda caminham por esse estilo mais “tradicional” mesmo sendo excelentes músicos.

12 – O visual carregado e a indumentária utilizadas em shows de bandas mais antigas seriam hoje em dia facilmente proibidas, lembro-me de em Maringá no antigos Tribos ver bandas literalmente incendiar o local com cruzes flamejantes e outros pequenos incêndios rsrsrsrs (se eu não me engano o Kreditor de Cascavel). As coisas eram realmente mais “extremas” neste sentido, não é mesmo?
Tudo nessa época era novo, e as bandas tentavam “chocar” ao máximo em suas apresentações, me lembro de ter assistido bandas como AMEN CORNER, PROFANE CREATION, MURDER RAPE, OCULTAN, DARK PARAMOUNT, e várias outras, onde as apresentações eram bem extremas, com direito a cruzes, fogo, explosões, velas, sangue, etc... Hoje tudo isso não é mais novidade... poucas bandas conseguem hoje trazer alguma indumentária ou visual relativamente novo, ex: CULT OF FIRE, BATUSHKA, NECROS CHRISTOS, etc..

13 – Para você, quais os discos mais “old Brazucas” merecem um lugar na cabeceira do “hellbanger”?
Rapaz, essa é complicada hein!!! Mas vou tentar, mas a ordem não tem relação com a importância de cada um ok:
SEPULTURA –  Bestial devastation até Arise
SARCOFAGO – INRI
WARFARE NOISE I – compilation
CHAKAL – abominable anno domini
LOUCYFER – worship flesh
HOLOCAUSTO – campo de exterminio
HEADHUNTER DC – born... suffer...die/ punishment at dawn/ and the sky turns to black
VULCANO – live e Blood vengeance
PSYCHIC POSSESSOR – toxin diffusion
SEXTRASH – sexual carnage
GOATPENIS – inhumanization
Mx – SIMONIACAL
TAURUS – signo de Taurus
LOBOTOMIA – lobotomia
ROT – almight god
NO SENSE – out of reality
ROTTING FLESH – infanticious monstrosities
INDUSTRIAL NOISE - Old Times
14 – Tendo Integrado o INDUSTRIAL NOISE, CAUTERIZATION, parece-me que já é certa mais uma incursão sua no Metal Extremo. Esse projeto chamado WOLFLUST, falando em “galera das antigas”, conta com o Carlos, guitarrista do já extinto NO BEST de Maringá! Vem chumbo grosso por ae, não é mesmo?
Sim, estou agora com outro projeto paralelo chamado WOLFLUST junto com o amigo Carlos que é outro velho guerreiro do Underground que já teve várias passagens por outras bandas como NO BLEST, DEFECAL GESEOPHOBIA, ... e sim, podem esperar que vem por aí o mais podre, sujo, blasfemo DEATHBLACKWARMETAL!!! Não esperem um som puro e cristalino hahaha, aqui será total enxofre e podridão!!! NOT FOR WEAKS! ONLY DIEHARDMANIACS!!
WOLFLUST - Veteranos em pleno gás!
15 – O CAUTERIZATION está para colocar um novo trabalho na praça, pelo que escutei de uma faixa liberada, pode ser um trabalho que superará as expectativas de muitos em termos de técnica e sonoridade. ID KARTHASIS representa tudo que você almejou como músico?
Sim nesse novo trabalho do CAUTERIZATION posso dizer que tive que ultrapassar meus limites como baterista, e evoluir muito para executar essas novas composições, de todos nossos trabalhos posso dizer que é o mais variado e técnico e ao mesmo tempo rápido e pesado, creio que nesse material alcançamos nossa “identidade” da banda, é o som que gostamos de fazer, e esperamos que nossos amigos e apoiadores apreciem o material também, pois foi bastante trabalhoso rsrsrs.
Novo trabalho disponível para compra! Adquiria já sua cópia! 
16 – Mais uma vez obrigado por sua presença no Blog COLORADO HEAVY METAL!
Eu que agradeço o seu eterno apoio Vitor, e sua dedicação ao verdadeiro Underground, se todas as cidades tivessem um cara como você o Underground com certeza seria muito mais forte!! Forte abraço!! 

Por Vitor Carnelossi

COLORADO HEAVY METAL - PEQUENAS AÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA!

Curtam nossa page no FACEBOOK:

Desde 2013 produzindo matérias e entrevistas para grande rede.
Editor responsável - Vitor Carnelossi

https://www.facebook.com/vitor.carnelossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário