domingo, 21 de agosto de 2016

ROCK MINUTES – FALANDO DE ROCK NA WEB



Doses homeopáticas com o supra-sumo do rock e  suas vertentes. É o que propõe o Rock Minutes, projeto idealizado pela jornalista e locutora Cinthia Carla, que além grande conhecedora do assunto,  ainda manda muito bem nos microfones da Rádio Mundo Livre FM (102,5 FM). A partir de agora o leitor do ColoradoHeavyMetal é convidado  a conhecer um pouco mais desta grande sacada, numa entrevista com a própria Cinthia Carla, que já conhecia o blog, e gentilmente atendeu ao ColoradoHeavyMetal:

1-Cinthia, como surgiu a idéia de abordar o rock neste formato?
Nós (público do rock – em especial  aqui na nossa região) somos carentes de produções voltadas ao gênero. Então eu resolvi somar junto com a galera que já está aí fazendo vários corres (bandas, festivais, bares, etc..) tornando conhecido estes eventos através da fanpage e do canal no Youtube. A página, surge para informar coisas cotidianas do gênero e divulgar o canal. Este segundo, traz uma abordagem mais leve e descomplicada sobre assuntos diversos ligados ao rock. Eu já tinha produção voltada pro assunto, então por quê não expandir o raio de alcance e dividir meu conhecimento, minhas impressões, opiniões, etc.. com o público? É o que tenho tentado fazer. Na verdade, a idéia e o apoio veio do meu namorado, Cláudio, que, além de ser um grande admirador do meu trabalho, é um aficcionado pelo rock. Eu abracei a idéia e tenho curtido muito fazer.

2-Como você avalia o alcance e aceitação do projeto?
Ainda estamos muito no início. Há um longo trabalho a ser feito. Porém, o feedback tem superado as expectativas. Como não há limitação territorial na web e eu busco trabalhar temas amplos (dentro da proposta de falar de rock), será possível atingir fãs do gênero em qualquer lugar, desde que mantendo a qualidade do conteúdo produzido, já que estamos falando de um público exigente. Músicos independentes têm dado  retornos também muito bacanas. Atualmente, já temos seguidores em vários países (tanto do Facebook como no Youtube), incluindo Reino Unido, França, Irlanda, Estados Unidos, Japão e outros. Afinal, estamos falando de um estilo de música (e de vida) que é universal. Estou muito feliz e satisfeita até o momento.

3-Percebe-se nitidamente um ecletismo musical ao longo das postagens, sempre conectado ao Rock. Comente sobre isso:
O rock não é mainstream no Brasil, mas há ainda um grande público. Dentro desse grande público, há uma divisão imensa: aqueles que curtem metal, os do hard rock, a galera do indie, alternativo, enfim...Segmentar o gênero, reduziria muito o público potencial. Por isso resolvi tratar sobre as várias vertentes do rock, a fim de atender a um público mais amplo.

4-A trilha sonora do Rock Minutes leva o som Cidadão Vigilância, do Virga Férrea. Como se deu esta grande escolha?
Stone Ferrari, baixista da banda, é meu amigo pessoal. Quando estava na fase de projeto do canal, cogitei  criar uma trilha sonora para o mesmo. Alguns podem pensar: por que  não usar um riff famoso? Simples: direitos autorais.....Pra não ter problemas com isso, entrei em contato com o Stone, que tem um estúdio (Pé de Manga), pra ver a possibilidade de criarmos algo. Ele estava terminado a produção de Cidadão Vigiância, com o Virga Férrea. Eu já conhecia a faixa, pois eles haviam apresentado dias antes num festival de bandas independentes. A idéia então veio dele: ´´o que você acha da intro de Cidadão? PORRA!!!! A música era foda!...claro que eu curti a idéia.....então, gentilmente, eles me cederam o uso da música.

5-Compartilhe com nossos leitores sua vivência dentro do jornalismo e do rock;
Minha vida é a comunicação. Estou em rádio há oito anos e, por isso, entrei no jornalismo. Já trabalhei em vários segmentos de rádio, mas é a primeira vez com rock. Além de locutora, também sou coach (instrutora) de locução,  redatora de uma revista, assessora de comunicação de um barzinho e faço algumas discotecagens......Na adolescência, tive banda cover de rock. Sempre foi minha referência musical....Desde que a Mundo Livre veio para Maringá, estou dentro da empresa (também sou locutora da mesma rádio para Curitiba). Trabalhar com o rock e com a comunicação é uma baita realização. Unir as duas coisas, interagir com o público com o qual me identifico, isso tudo é muito massa...e foi o que me motivou nos projetos pessoais.

6-Algum outro projeto em vista ou em andamento?
Nesse momento, estou totalmente focada no Rock Minutes, até porque ainda é um projeto muito recente (um mês do canal e pouco mais de dois meses da página). Há idéias vinculadas ao Rock Minutes para o ano que vem, como festas, eventos, shows...mas ainda são só idéias.

7-Você acredita que já foi superada aquele conceito tipo ´´nossa!! Ela ouve rock!!!...´´ ou ainda temos muito a se avançar?
HAHAHA.....Ótima!!!....acho que estamos progredindo, sim. Ainda há muito pra se avançar, mas se de um lado Maringá é muito interiorana e sertaneja, por outro, também é uma cidade de muitas tribos. Isso torna menos difícil a aceitação. Aliás, estamos num momento em que há muita discussão em torno da valorização da mulher ,inclusive, se você der uma olhada rápida para locutores de rádio rock, jornalistas especializados no gênero, youtubers de canais voltados para este segmento, blogueiros e administradores de fanpage e quase tudo voltado à área, a maioria esmagadora é homem.  Quase não há mulheres.....Então se para quem está fora deste universo do rock rola sempre um estranhamento nesse ´´nossa!! Ela ouve rock: que bizarro´´, pra quem é da área, rola uma identificação e uma sensação de ´´nossa!! Ela ouve rock: que foda!!´´...Estou preocupada apenas com esta segunda galera.

8-Cinthia, o ColoradoHeavyMetal agradece sua gentileza em nos atender, e sua generosidade em compartilhar com nossos leitores uma postura de atitude e estilo de vida. Deixamos este espaço para suas considerações finais:
Quero agradecer a abertura de espaço, e dizer que é muito bom falar sobre rock, sobre trabalho ,sobre sonhos e projetos. E também aproveito para convidar o público a continuar curtindo, se inscrevendo e acompanhando o Rock Minutes. Espero seguir por muito tempo compartilhando o rock que corre nas minhas veias com vocês. Por fim, parabéns pelo trabalho com o ColoradoHeavyMetal. Tamo junto!!
Finalizando, segue o currículum desta fera: Cinthia Carla, 29 anos, Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Maringá (2013); Locutora das rádios Mundo Livre  Maringá e Curitiba; Coach da Escola de Formação de Locutores Active Produções; Redatora da  Revista Menu Magazine; Assessora de Comunicação do Firula Bar; Youtuber do canal Rock Minutes.
Curtam – é rock na web!!!!!!! 
         

Por Marcão Azevedo.


COLORADO HEAVY METAL - DESDE 2013 FAZENDO A DIFERENÇA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário