sexta-feira, 17 de maio de 2013

THE MIST – O SHOW HISTÓRICO DE UMA BANDA À FRENTE DO SEU TEMPO...


Foto de Arquivo - Umberto (Peru) - Show do The Mist em Santo Anastácio (SP)

A cidade de Santo Anastácio ficou marcada por trazer shows de grandes nomes do metal nacional. A estrutura e o respeito ofertados às bandas ganhou notoriedade, e nomes de peso do metal brazuka aportaram por lá. Colorado sempre se fez presente com uma galera fiel e que, por chegar de ônibus muito antes do evento, podia acompanhar toda a movimentação, passagem de som e contato com a maioria dos ´´monstros´´ que ali se apresentavam.
O Vitor, pede então, que eu relate o show dos shows, o show de uma banda ´´cult´´ do metal nacional chamada THE MIST, cujo fim pouco tempo depois deste show nos deixou sem dúvida uma sensação de orfandade a algo de grandeza imensa. O Vitor confessa que passou a se fã do THE MIST tanto que ouviu falar deste show.
Mas, afinal de contas, por quê? Tive a oportunidade de ver ao vivo o que considero o supra-sumo do metal nacional (Sepultura,, Angra-lançamento Angels Cry e Dorsal Atlântica-lançamento Alea Jacta East) – e o THE MIST é a banda que levarei para a velhice com a certeza de um sonho realizado, de uma dia inesquecível, de uma apresentação irretocável. Eu e mais 05 amigos estávamos lá (Tikinho, Manoel Neto, Rafael, Eduardo, Umberto Pirú) . Ao chegarmos em Sto Anastácio-SP, de ônibus, fomos de imediato procurar o Nosso Club, local do show. O Miguel, um dos organizadores, ao saber que aquele bando de molecada encarava uma aventura para ver o THE MIST, nos convida a entrar para conhecer o local do show, no exato momento em que o THE MIST almoçava dentro da cantina do Club. Sabe o que aconteceu? Toda a banda veio nos receber com os demais organizadores, e nos convidaram a almoçar com eles, lado a lado. Lado a lado com o guitarrista original do Morbid Visions, do Sepultura, Jairo Guedz. Lado a lado com Christiano Salles, o baterista que demonstrou a todos naquela noite como ser letal sem precisar ´´dar cambalhota ou ´´sofrer´´ no kit de bateria. Técnico, preciso, firme – eu fiquei paralisado tentando entender  a locomotiva thrash que emanava daquele kit de bateria.
Almoçamos juntos, conversamos com  a banda por um bom tempo (Jairo, Christiano, Cassiano-vocal/baixo e Fabio Andrey – ex-guitarrista da banda cearense Insanity, que entrava para o posto de segundo guitarrista.). Todos muito acessíveis, onde foi possível conversar, tirar fotos, ver a passagem de som (era como se o disco tivesse rolando.....).
O show foi da ´´No God Tour´´, do álbum Gottverlasem. Álbum que trazia a estréia de Cassiano Gobbet no baixo/vocal, substituindo Marcelo Diaz, que seguiria de vez a carreira de iluminador do Sepultura mundo afora. O set foi um passeio por toda a discografia da banda, numa execução soberba.
Obra prima do Heavy Metal Nacional

Ouvir  o cd The Hangman Tree é uma viagem à frente da época. É segundo capítulo do que seria uma trilogia, que começou no Phantasmagoria, e que não teve o terceiro e definitivo capítulo. Ligue já na primeira faixa,e o no fundo do teclado de abertura você ouvirá bem baixinho o vocal suplicante do Korg perguntando se´´você já sentiu um frio na espinha?´´.  A partir daí, o que se ouve é o melhor disco conceitual da música pesada brasileira, onde a voz suplicante de Vladimir Korg, suas letras depressivas e melancólicas e metafóricas, sustentadas por uma cozinha formada por Marcelo Diaz e Christiano Salles, de forma matadora, e os riffs viajantes e insinuantes de Jairo Guedz rgistrados por uma gravação impecável credencia este disco como um dos melhores de todos os tempos. Ouça  o disco completo e perceberá, se pensarmos que estávamos no ínicio da década de 90, se esta banda ficava devendo alguma coisa pros gringos tão badalados. Confesso que  o encarte do vinil com letras traduzidas e as letras metafóricas mais tarde serviriam de inspiração para o material do Tragedy Garden (daí vem nossas letras sempre traduzidas) e Korg inspiraria a forma lírica, pois quando eu e o Marcio nos deparamos com aquelas letras quase enlouquecemos. É um sentido figurado, como se desenhasse no ar. As letras de The Hangman Tree são espetaculares.
The Mist - Banda de Minas com fãs fiéis em Colorado
THE MIST – uma banda para ser pesquisada, lembrada. Em cada disco, e foram quatro, muitas pérolas. Num celeiro de bandas como Ckacal, Sepultura, Sarcófago, WitchHammer, Overdose, existiu uma banda que, poderia ter rompido as fronteiras do mundo, mas recusou, o que Jairo mais tarde reconheceu como um erro fatal. Com as relações desgastadas, Jairo Guedz entra como convidado no Overdose, para 42 shows nos EUA, depois toca baixo no Eminence.
Paralisa, então, o THE MIST.

(Abaixo, assista um trecho do show em Santo Anastácio, uma garimpada valiosa!)

 Tivemos a oportunidade de reencontrá-lo anos depois tocando no Emincence  em Pres. Prudente e ele nos comentou da dificuldade de remontar o THE MIST.
Aos mais jovens, que ainda não descobriram este tesouro, recomendo a audição das seguintes faixas, que retratam as diversas fases mantendo o poder avassalador:
-cross child, disaster e scape to the arms of Lord – cd Ashes to Ashes Dust to Dust;
-drop dead, switch of the body suckers e fangs of a pig (Confront fazia cover) – cd Gottverlasem;
-smile tears and chaos, a step into the dark – cd phantasmagoria;
-the hangman tree – todas as faixas.
THE MIST significa névoa, neblina.  Saudade, suspensa no ar.

Por Marcão Azevedo


COLORADO HEAVY METAL
Documentando a nossa Cultura em letras e imagens... 
Heavy Metal na cabeça \.../

4 comentários:

  1. Muito bom rever voces.... lembro muito de todos desde a hora que voces chegaram ate onde vcs estavam posicionados no show. Grande Noite e Grandes amigos . Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. PQP! Estou arrepiado lendo essa matéria e ouvindo ''Phantasmagoria'', eu sou filho do Christiano Salles galera, e não sei dizer em palavras a honra que foi ler essa matéria!! Isso é foda, abraços!!! (obs: Essa foto no muro pintado com ''The Mist'' é em Colorado?)

    ResponderExcluir
  3. Aldrin Salles! a foto é em Santo Anastácio - SP .... Acredite aqui em Colorado ainda pira no som do The Mist!!!! Vitor Carnelossi!

    ResponderExcluir
  4. Sou de Bh e pude ter a honra de ver essa banda ao vivo no ginásio do ginastico por várias vezes. Tenho em cd o The hagmam tree e hj eu com meus 38 anos posso me sentir orgulhoso de ter vivido a época q Bh era a capital do heavy metal

    The mist presente em minha vida todos os dias. Uma das melhores bandas do mundo.
    Não é exagero.. Quem conhece sabe o q Estou dizendo. Fico aqui torcendo por uma Volta,Enquanto isso aguardo o relancamento da discografia prometida ainda pro fim desse Ano.

    ResponderExcluir