segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ENTREVISTA CESINHA CREPALDI (STAGE DIVING)

Nosso entrevistado de hoje é uma grande personalidade do interior de São Paulo, mais especificamente de Presidente Prudente. Curtindo rock desde de garoto, Cesinha Crepaldi continua a frente de grande ações para o fortalecimento da cena; entre elas o Programa Stage Diving. Confira essa entrevista super legal com esse convidado que tem muita história dentro desse maravilhoso estilo de vida chamado Rock n´roll!

STAGE DIVING
24 hs. de Rock sem parar !! Clássicos, informações, especiais

1 - Qual foi a primeira banda que lhe despertou para o Rock'n'Roll ?

Vamos começar do começo ........venho de uma geração privilegiada, na minha infância (anos 60), ouvia- se nas rádios musica pop/rock e toda a transformação possível que acontecia naquela época, de Elvis Presley, Beatles a Jovem Guarda. Antes de seguimentar um gosto pessoal, ouvia as musicas sem interesse, era o início da década de 70, e me recordo bastante de Alice Cooper, Carpeters, Elton John, James Brown, The Trashmen com seu hit "Surfin Bird". O homen já havia pisado na lua, acontecia a guerra do Vietnã , Jimi Hendrix tinha morrido a pouco tempo e o Festival de Woodstock era contemplado nas revistas da época. Foi nesse período de 1972/74 que fui apresentado ao grupo D.Purple, G.Funk, Slade Kiss e Rush, as primeiras bandas que me despertaram para o Rock'n'Roll,minha vida virou de cabeça para baixo literalmente !!
Cesinha, 23 anos no comando do Programa Stage Diving

2- P. Prudente apesar de estar longe da capital, contou com um dos primeiros fã Club do Kiss no Brasil No qual você fazia parte. Como era caracterizar-se e curtir o som nesta época.

Fã Club FunkISS, era o ano de 1975, estávamos alucinados com as musicas, capas dos discos do KISS e algumas poucas informações dos shows ( o baixista cuspia fogo, a bateria era içada para o alto), Rock pauleira, pesado!

Chegava o ano de 1976, ano de nova programação da TV Globo, "Rock Concert", era o nome do programa nos sábados a tarde, podemos ver pela primeira vez várias Bandas Americanas e Inglesas, entre elas o KISS!
Passamos a nos pintar com (pomadas minancora e lápis de olho) as mães produziram roupas as escuras.......momento marcante em nossas vidas, sair pelas ruas era muito engraçado, ninguém sabia do que se tratava !!! heheheheheh.
FUNKISS(funclub)

FUNKISS(funclub) nos primórdios no rock no Brasil
3 -Presidente Prudente aparentemente sempre teve uma leva de apreciadores do rock pesado desde décadas atrás. O VIPER passou pela cidade ainda nos anos 80. O Que você pode relatar sobre essa abertura que a cidade desenvolveu para eventos com bandas de renome nacional?
Década de 70 foi fantástica, quando começamos nomear algumas bandas concluímos que realmente foi a década mais original e importante do Rock ( conclusão de críticos). Tudo era incrível uma força interna nos atrai para o mais pesado e rápido. Em 1974/75 eu e amigos achávamos que tudo estava meio morno apesar da grande quantidade de bandas originais que apareciam, pegávamos os vinils e ouvíamos as musicas mais pesadas na rotação 45 do toca disco ( a rotação normal e 33 ), nos anos seguintes surgiam punk, hard core e Thrash metal. !!!! 
Moral da história! Não tínhamos recursos na época, mas com certeza estávamos todos nas garagens criando algo novo, mais rápido.
Existia um músico por aqui "pelezinho da banda Sombras" conhecido e respeitado por músicos da capital S.Paulo e RJ. ele era genial, cantava muito, a voz parecia a do Rod Stwart, no início de 1978 me falou que iria fazer um festival de Rock e contava com a gente para divulgar pela região (colar cartaz etc....), e aconteceu o Festival Rock Jeans com Made in Brazil, Tuti Frutí, Lírio de Vidro e Blindagem, era dezembro de 1979, acredito que este fato impulsionou a possibilidade de que, era possível fazer outros shows. Naquele mesmo ano apareceu uma banda em Prudente chamada "Asa Bruta" chegaram de S.Paulo e se instalaram em um bairro próximo de minha casa, lá ensaiavam musicas próprias (era um stoner Rock pesado), nos moldes de um B.Sabath, não tiravam cover........e, queríamos ouvir algo conhecido, eles eram muito loucos, vendi um pedal de guitarra para o vocalista......achávamos interessante tudo aquilo........um belo dia ficamos sabendo que o batera tinha pirado após tomar um chá de lírio.........e tudo se acabou !!?
Ainda hoje nos perguntamos de onde caiu aquele povo do ASA BRUTA..!!???
Com mais maturidade poderíamos ter colaborado, ajudado ou sei lá o que. Os anos 80 movimento Punk em S.Paulo, os projetos SP Metal, trouxe o Cólera em 1984 para Prudente (em início de carreira), estávamos a 1.000 por hora queríamos fazer "tudo ao mesmo tempo agora" e assim se seguiu buscando bandas que despertavam nossa atenção, Viper e Vodu em 86, Viper em 1990.......a história e longa.

Vivendo a explosão do Punk Rock

Cesinha/Ramones club
4 - Fora o Fan-Clube do Kiss, você também tinha (e tem) um envolvimento com o movimento punk, encabeçado pelo RAMONES como a origem de tudo. É legal notar que os “roqueiros das antigas” não fazem distinção de estilos como se há hoje em dia, não é mesmo?
Verdade eram tempos de descobertas, tudo era novo e muito criativo, acompanhei o nascimento de várias bandas, e o Punk Rock foi para mim a manifestação musical mais importante do Rock até os dias de hoje. Naturalmente ficamos impressionado com os Ramones, Sex Pistols, The Clash e outros, culminando com o Fã Club do Ramones. Mas não deixei de ouvir os outros estilos as novas tendências e evoluções, segui em frente, no momento certo tive uma banda punk, e não me arrependo de nada.

Viper Prudente 1990
5 - O STAGE DIVING esta completando seus 23 anos de história, o que lhe motivou a se enveredar-se como radialista?
Com 15 anos já ouvia nas noites de sábado a Rádio Guanabara RJ, as dificuldades de sintonia eram um transtorno, chamava-se "seção macabra" que iniciava a meia noite. Em 1978 sabendo da inauguração de uma Rádio FM em P.Prudente.....abracei alguns discos e bati na porta da Rádio dizendo se haveria a possibilidade de fazer um programa de Rock aos sábados a tarde........o locutor disse sim! Vamos chamar de "Tardes de Rock", ele apresentava e eu comentava sobre as bandas (durou 4 meses), na fase experimental da Rádio.
Em 1988 surgiu mais uma oportunidade, a convite de um amigo passei a apresentar com uma colega outro programa nas sextas a noite (8 meses), em 1991 Paulo Lima (Deputado, amigo) acabava de obter os direitos de transmissão de mais uma emissora, era a 106 FM Educativa, e me convidou para a assumir a frente o programa de Rock, nascia o STAGE DIVING que completa 23 anos.
André Matos, Cesinha e Kiko em show da formação clássica do Angra

6 - Nesse tempo você pode acompanhar o Heavy Metal e o Rock em geral acontecer. Quais os Discos que você julga determinantes para o amadurecimento e solidificação do Rock pesado no Brasil?
Acredito que você quer saber de cenário nacional !?
Prefiro citar as bandas de grande importância : Mutantes, Made in Brazil, Casa das Máquinas, Patrulha do Espaço, Cólera, R.D.P, Sepultura, Viper.
Excursão Rock in Rio 1985
7 -Notavelmente o STAGE DIVING possuiu um papel muito importante na região principalmente nos anos 90 e início do segundo milênio . Muitos assim como eu gravavam suas Fitas K7 e se informavam de curiosidades e novidades devido ao programa. Como foi reinventar o programa para uma nova realidade forjada de internet?
A mesma fome e paixão pelo Rock que eu tinha na adolescência, enquanto houver essa busca e troca de informação com meu ouvinte, acredito que estarei com disposição para seguir em frente. A Internet e um desafio, mas não me mete medo, ela me despertou um interesse maior em crescer e espalhar para outros cantos minhas ideias e conhecimentos.
No camarim com o grande Krisiun

8 -Como uma coisa puxa a outra, o programa começou também a organizar eventos de destaque, sempre trazendo bandas de repercussão no cenário nacional para suas comemorações de aniversário. Como você analisa as atividades STAGE DIVING para promoção do Heavy Metal / Rock n’ Roll em nossa região?
Esta pergunta me deixa pensativo.............olho para traz e reparo que não fui no embalo de ninguém quando escolhia as bandas para os shows. Em 1984 fui a S.Paulo conferir o Festival Metal Rock que iria acontecer no SESC, além de ver Made in Brazil, Excalibur, Chave do Sol, tal de VIPER faria um de seus primeiros shows em sua cidade, fiquei impressionado e enxerguei um grande potencial, naquele dia anotei o contato da banda e em 1986 já estavam se apresentando em Prudente (sendo o primeiro show da banda no interior de SP). E assim se seguiu ia para shows de bandas nacionais em vários cantos do estado, achei tantas e fui encaixando todas elas, até os dias de hoje. imagens da apresentação Viper em 1986 está no Youtube "VIPER EM PRUDENTE"
Discoteca com Edu Ardanui
9 -Você também integra há alguns anos o CRUSADER, fazendo covers de clássicos do Heavy Metal, como vocalista, quais os vocalistas que mais lhe influenciam como músico? 
Ozzy, Ian gillan, Rob Halford, Dio, G.hugles, Alice Cooper, Harry Cocklin (Jag Panzer), M.Barlow (ex-iced Earth)

10 -“Cidades Grandes” mais próximas já conseguiram através de méritos pessoais das próprias bandas alcançarem uma exposição notória no cenário nacional. Londrina por exemplo é celeiro de bandas como Subtera, Dominus Praelii, Silver Blade, em Maringá com um foco mais voltado para o Death Metal apresenta o Holder... Gostaria que você comentasse o cenário em termos de bandas em Presidente Prudente?
Talvez tenha faltado um pouco mais de força de vontade por parte dos músicos local. Olhando para traz, P.Prudente nunca foi celeiro de bandas que mereciam uma atenção maior do que tiveram, o undêrground teve algumas bandas promissoras, mas com vida curta.
Em ação na banda Crusader

11 -Quais o discos favoritos de Cesinha Crepadi?
Gosto dessa pergunta, posso colocar meus 500 favoritos? Heheheheheh, OK !
E difícil mas vamos tentar: Led Zeppelin I, Black Sabbath Master of Reality, RUSH I, Kiss Alive I, Ramones I, Pink Floyd The dark side of the moon, The Velvet Undêrground and Nico, The Who live at leeds, Sex Pistols Nevermid the bollocks, The Clash, Aerosmith Rocks, The Exployted Puks not dead, Discharged here nothing see nothing say nothing, the Rolling Stones stick fingers, Metallica Kill and All, Sepultura Arise, Jag Panzer Ample Destruction, AC/DC Let ther be Rock, Deep Purple Mad in Japan, UFO strangers in the night, Eternxity X the Edge, Iron Maiden Killers, Anvil Forged in fire, Witchfinder Generals death penalty, Led Zeppelin IV, Judas Priest, Unleashed in the east, Black Sabbath Sabotage, Ramones Its a live, Iced Earth The dark saga, Savatage sirens, Metallica Master of puppets, Judas Priest Painkiller, UFO obsession, Atomic Rooster in hearing of, Sweet - Sweet Fanny adams, Circle Jerks Group sex, Uriah Heep live 1983, 
Queen a night At opera, Queen II, Destruction Infernal Overkill, Scorpions Fly to the rainbow, Scorpions in trance, Scorpions Virgin Killers, Rainbow Rising, Rainbow Long live Rock and Roll, Alice Cooper Killers, Alice Cooper Byllion dólar babys, Minor Threat complete discography, Van Halen I, Living Death Vengeance from hell, Nazareth Rampant, Overkill horrorscope, Kiss detroit rock city, Deep Purple in Rock, Deep Purple Burn, Rush moving Picture, Jeff Beck Truth, Jethro Tull Stormwatch, 
Ted Nugent double live gonzo, Slade sladest, Sanctuary into the mirror black, System of a down hipnotize, mesmerize.........sãos os que vieram na cabeça, com certeza faria uma viagem segura com estes títulos ao meu lado.
Funkiss, Panico na TV com Sabrina Sato


12 - Um álbum meio despercebido que você indicaria para a galera curtir!
ETERNITY X - The edge

13 -Se você pudesse voltar ao tempo para presenciar o show de uma banda em especial. Qual seria essa banda?
LED ZEPPELIN em 1970

Gods of Metal Milão
14 -Muito Obrigado Por sua Participação, deixo aberto para suas considerações finais!
A vida e passageira, feliz daquele que conheceu a magia do Rock nos quase 60 anos de sua existência .
Abc. a todos, obrigado pela oportunidade, Stay hard 

Alguns itens da coleção de Cesinha

Logo clássico do programa Stage Diving

por Vitor Carnelossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário