quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ENTREVISTA COM ROBERTO REZENDE DO HYNCYPYT

O HYNCYPYT é uma promissora banda de Maringá/Sarandi formada pelos veteranos músicos; Roberto Rezende (guitarra), Marcos Dismal (baixo), Maurício Mendonça (bateria/vocal). O grupo pratica um Thrash Metal vigoroso e técnico, ainda com o atrativo de ter as canções compostas em português! Acompanhe abaixo uma entrevista muito legal com o grande guitarrista Roberto Resende! Fiquem de olho, essa banda é foda!

1º Promo


1 - Roberto, é um prazer te-lo por aqui! Iniciando nossa entrevista, como surgiu a idéia do Hyncypyt e quanto tempo a banda esta em atividade?
Saudações Vitor! Com certeza o prazer é todo nosso  e é muito bom poder contar com o apoio de vocês em nossa região! O Hyncypyt surgiu das cinzas do antigo AWAKE.  Depois que eu entrei na banda em 2001 e ficamos apenas eu e o Mauricio (fundador do AWAKE), começamos a compor em uma linha completamente diferente do que a banda vinha fazendo. Em seguida o Marcos (na época guitarrista do Dismal Foresight) topou deixar a guitarra de lado para nos dar uma força no baixo e assim a banda começou a se apresentar. Devido à alguns problemas com nome, a banda chegou a se apresentar como Adpsia em apenas um show na cidade de Sarandi mas logo em seguida demos uma parada. Quando retornamos com o único objetivo de homenagear nossa grande irmão Laercio Lord Holder, resolvemos assumir um novo nome que traduzisse o momento e os nosso ideais e colocasse naquele palco uma banda nova e não o AWAKE com outro nome, foi então que surgiu o nome HYNCYPYT e  a vontade de começar de novo.

2 – Qual o foco principal da banda neste momento, andei me informando e parece que vocês estão em uma pausa... É difícil manter uma banda underground ativa?
                Infelizmente estamos em uma pausa desde a gravação de nosso single “desespero”. É difícil manter uma banda undergorund na ativa devido uma série de fatores, conciliar  grana, trabalho, estudo  com as atividades da banda é algo complicadíssimo. No momento estamos parados devido aos projetos e problemas pessoais de cada um da banda. Nosso foco é compor e gravar nossos músicas e sempre quando der e for viável subir aos palcos e mostrar essas idéias ao vivo., ou seja, fazer nosso som e expressar nossos conceitos.

3 –Você participou da banda Awake que fazia covers de bandas com Dream Theater, Symphony X. Como foi essa mudança radical migrando para o Thrash Metal técnico adotado pelo HYNCYPYT?
Foi algo meio automático, quando entrei na banda eles estavam divulgando a DT “Sentenced by the death” e tinham algumas outras músicas próprias, porém a maioria dos membros havia deixado a banda e ficando apenas o Mauricio. Então resolvemos dar inicio a novas composições com as letras em português, foi ai que entrou as influências de cada um, eu sempre curti muito o Thrash metal, foi algo natural pender pra essa linha, uma vez que o Mauricio também vinha dessa escola.
Roberto ReZende, riffs inspirados e técnicos!

4 -No baixo esta nada menos que o legendário Marcão Dismal, que por anos este a frente do brutal e saudoso  DISMAL FORESIGHT.  O HYNCYPYT conseguiu uma mistura interessante de músicos não é mesmo?
                Cara, mais que uma mistura de músicos, nós conseguimos aliar pessoas com percepções de mundo parecidas, com gostos musicais semelhantes e isso é muito bom. Eu conheci o Marcão quando eu ainda aspirava tocar guitarra e fazia aulas de violão com o Laércio Holder, sempre o admirei tocando, e admiro até hoje, então pra mim pessoalmente é um prazer imenso pode compor e subir ao palco com esse monstro da guitarra!

5 – Um lance muito interessante é o Batera Maurício Mendonça também ser o vocalista da banda, como ele consegue executar a batera e os vocais tão bem? (rsrsrsrs)
                Realmente isso é algo que eu ainda me questiono (rsrsrs), porém ele sempre se dedicou muito ao estudo da bateria e sempre curtiu cantar pra caramba. Então muitas vezes fazemos ensaios só de instrumental para que ele possa se dedicar as idéias e a parte composicional, assim como também fazemos ensaios só com vocal, sem batera para depois unir tudo e colocar o cérebro dele para fritar, rsrsrsrsrs
Hyncypyt - Ao Vivo  / Marcos Dismal ao fundo surpreendendo com o baixo do saudoso Laércio Holder,
  Mauricio Mendonça arrebentando nas baquetas e vocais
 ( lembrando o batera do Cadaver, pela técnica e destreza nas duas funções!)

6 – Você como guitarrista gosta desse formato de Power Trio? Como é reproduzir a densidade dos riffs ao vivo? Digo isso que a maioria das bandas heavy Metal usam 02 Guitarristas geralmente....
                Como guitarrista eu gosto desse formato Power trio, porém às vezes sinto falta de um guitarrista para dividir solos, criar bases e riffs  com dobras e outras ferramentas musicais interessantes. Quando nos apresentamos em Sarandi como ADPSIA, tínhamos um grande amigo como baixista o Eduardo, então o Marcão dobrou as guitarras comigo, foi muito foda, as idéias borbulhavam  (rsrsrs). Mas a maneira com que o Marcão monta as linhas de baixo, dobrando uma série de idéias e riffs  aliada a sua pahetada supersônica supri muito bem a ausência dessa guitarra. Porém não perdemos a idéia de ter o Marcão na guitarra um dia aliando outro membro para essa banda, mas assim como é difícil manter uma banda no underground é difícil encontrar membros para esta.

7 – Confesso a você que é estranho ver o Marcão Dismal tocando baixo (rsrsrs), como funciona a questão de composições entre vocês,  pois me parece que todos são bem ativos nessa questão?
Demorei me acostumar também, isso porque sou fã desse cara tocando guitarra. Nos  primeiros ensaios tinha até um pouco de vergonha de tocar guitarra perto dele, rsrsrsr. Porém na hora de compor flui legal, como  eu te disse, conseguimos aliar muita coisa na banda e uma deles são as influências, então na hora de compor todo mundo traz uma idéia e coloca no meio. Às vezes eu o Marcos trazemos um riff, uma frase, ou o Mauricio traz uma linha de bateria e a gente vai pirando em cima de tudo o que apresentado. Muita coisa se perde, mas muito se aproveita também e dessa maneira a música fica com a cara de todo mundo da banda.

8 – As letras em português facilitam a propagação da mensagem, gostaria que você expressasse o conceito lírico central da banda!
                Com certeza o idioma facilita a transmissão da mensagem, já aconteceu de tocarmos em um lugar e depois de muito tempo encontrar pessoas na rua e elas citarem versos de nossas músicas para nos mostrar o quanto gostaram da letra. A idéia de cantar em português foi exatamente essa, porém quando tomamos essa decisão não queríamos criar letras que baseassem apenas em rimas pobres pelo fato de cantarmos em nosso idioma, queríamos tratar de assuntos delicados de uma forma que as pessoas se sentissem  tocadas, que elas tivessem vontade de conhecer nosso trabalho. Nossas letras versam sobre filosofia, psicologia, política, dilemas humanos, sobre  cotidiano, porém não queríamos ser superficiais ao tratar desses temas, então tentamos escrever de uma maneira formal, poética, mas sem ser rebuscado demais e nem pobre demais. Existe uma série de banda que compõe em inglês para pode escrever qualquer  merda sem sentido, não queríamos essa muleta. Mesmo assim não somos uma banda extremista no sentido do patriotismo do idioma, se tivermos vontade de compor em inglês, o faremos sem nenhum problema, mas sempre tentando manter nosso conceito lírico.

9 - Há pessoas que ainda não aceitam muito o Heavy Metal cantado em português  oferecendo certa resistência para bandas que o fazem, porém hoje em dia parece-me que  nossa língua pátria esta voltando a ser evidência. Vide a Dorsal Atlântica que retornou as atividades com 2 discos em português. Qual sua visão sobre isso em relação ao HYNCYPYT?
                Quando eu ouvi Dorsal pela primeira vez  eu achei sensacional cara, poder entender de prima o que o Carlos falava. Vê-los  tratando de temas como a Velhice, Violência entre outros temas sociais sem estereótipos da língua inglesa foi um choque para mim e ao mesmo tempo um novo mundo de possibilidades se abrindo. Portanto para o Hyncypyt o fato de cantar em português e de ver novas banda adotando essa idéia é muito legal, uma vez que são mais pessoas entendendo a mensagem durante os shows, não entrando e saindo vazios de idéias e cheios de cachaça. Entendemos que as bandas que compõem em inglês têm seus motivos e que os verdadeiros bangers sempre procuram entender o que as letras querem dizer e assim mantém seu gosto pela música e pela filosofia da banda. Curtimos uma série de bandas que cantam em inglês, somos fã de Torture Squad, Krisiun, Headhunter, entre outras, o Marcos e o Mauricio tinham bandas que compunham em inglês, não  tratamos o idioma como uma doutrina. Do mesmo modo não curtimos uma série de bandas que escrevem em português, por que muitas vezes essas bandas fazem uso de rimas pobres e letras com temas banais. Portanto acreditamos que independente do idioma, o metal deve ser feito com seriedade, e que muita gente ainda se apóia nesse preconceito com o metal em português para mais uma vez e manter um estereótipo.

10 – Quais são as referencias musicais do O HYNCYPYT?
                Cara ouvimos muita coisa diferente, de música clássica a jazz e MPB, porém dentro do metal somos influenciados por uma série de bandas, podemos destacar de cara nosso gosto geral pelo Death, porém curtimos muitas bandas, posso citar entre elas, Nile, Cannibal Corpse, Behemoth, Subtera, Headhunter D.C., Torture Squad, Claustrofobia, Sepultura, Dorsal Atlântica, The Black Dahlia Murder, Necrophagist, Ratos de Porão, Krisiun, sem contar os clássicos NE, como Deep Purple, Led Zeppelin, Pink Floyd, Rolling Stones entre outras!

11 – O Grupo ainda se apresentou pouco ao vivo, como esta a questão de oportunidades para isso acontecer?
                Realmente, após o concerto em homenagem ao Laércio, apareceram algumas oportunidades, porém os problemas como data, compromissos pessoais e finanças nos atrapalharam. Agora esperamos que após essa pausa que estamos passando possamos fazer mais vezes  o que mais gostamos que é subir no palco e tocar nossas músicas!
Gravação da promo "Desespero" 
12 – Como esta a cena METAL de Maringá e quais bandas da Região você destacaria?
                A cena metal de Maringá e região já foi mais forte, me lembro de quando eu ainda era moleque e via cartazes de shows direto, quando o Tribos Bar ainda era na cidade de leria.  Depois quando comecei a participar organizando alguns eventos ao lado do meu brother Roberto Death e tocando com o falecido AWAKE, também rolava muita coisa, shows com grandes bandas do Brasil assim como com bandas gringas. No momento acho que a cena vive um hiato e que as bandas que se organizavam para fazer seus eventos cansaram dessa correria e resolveram se dedicar em fazer seus sons e divulgar suas bandas. O advento da internet ferrou um pouco com isso também, facilitou a divulgação, mas fez com que muita gente pudesse ver grandes bandas sem precisar sair de casa e ir a um show. Dentro da nossa região gosto de destacar as bandas não só pelo seu som mas também pela correria que fazem em manter as bandas ativas e representando nossa cena, entre elas destaco a Panndora,  Holder, Disgraceria, Distanasia e o Hurtgen  Gosto de destacar as banda que já estiveram nesse barco e foram importantes para nossa cena como Mesemon Ecrof, No Blest, Dismal Foresight.

13 – Podemos esperar um Full-Length do HYNCYPYT? Quais os próximos passos da banda?
 O nosso próximo passo e romper esse hiato que estamos passando,  na seqüência queremos voltar aos ensaios, compor novos sons e soltar um play completo, mas sem pressa, não queremos sair gravando e tocando na loucura, queremos compor com calma e profissionalismo para que isso se reflita em nossas gravações e em nossos shows.

14 - O HYNCYPYT integra a COLÊTANE A COLORADO HEAVY METAL, “Faça você mesmo!!!”- esperamos que esse material possa ajudar de alguma forma a divulgação da banda!
                Brother, com certeza esse convite foi uma grata surpresa, ficamos felizaços com isso e temos absoluta certeza de que essa coletânea vai nos ajudar e muito. É um prazer poder fazer parte de um trabalho tão honesto e profissional, e participar ao lado de bandas tão competentes. Nós que esperamos ajudar vocês nessa batalha e não nos cansaremos de agradecer

15 – Na seção clichê, quais os discos preferidos de Roberto Rezende?
                Agora vai dar trabalho responder (rsrsrsrs) , mas vamos lá!

      DEATH - Individual Thought Patterns

                MEGADETH – Rust in peace

                SEPULTURA –Schiziophrenia

                DEEP PURPLE – Machine Head

                DORSAL  ATLANTICA – Dividir e conquistar

 

 16 – Obrigado Roberto por ter representado o HYNCYPYT em nosso blog, deixo o espaço aberto para você!

                Grande Vitor e galera do CHM, muito obrigado pelo espaço sempre concedido ao HYNYCYPYT no blog e em todas as ações que vocês realizam, imagino que assim como manter uma banda seja muito foda, manter um blog especializado em Metal também não seja uma tarefa fácil! Queremos agradecer também pela parceria  concedida na Coletânea “Faça você mesmo” e parabenizá-los pelo trampo de excelente qualidade. Do mais esperamos nos ver em breve e espero que seja nos palcos da vida mandando muito metal, grande abraço!!


Por Vitor Carnelossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário