sábado, 8 de junho de 2013

QUANDO OS SONHOS PASSAM PELA AVENTURA........

 Dorsal Atlântica - Disco da época que tocaram em cascavel em Cascavel.
Se eu te convidasse para irmos de ônibus daqui a Cascavel, com  baldeação em Maringá, em pleno inverno, com grana contada e sem ter a certeza de que teria de fato o show, você aceitaria sem gaguejar???
Este convite insano eu e o Umberto Pirú nos fizemos há muito tempo atrás, e fomos.......
Dorsal Atlântica – esse era o sonho a ser realizado. A banda iniciava a divulgação nacional do petardo ALAEA JACTA EAST, sucedendo ao estupendo e complexo Musical Guide From Stelium.
Partimos de buzão numa viagem longa e gelada, lembro da janela do ônibus a bela entrada de Corbélia, com flores muito bonitas e não dormíamos pelo risco de passar do ponto. Como a net não existia naquela época, e usando o fone público das cabines da antiga Telepar, tudo que tínhamos sobre o show era uma informação do próprio Carlos Lopes – vocalista da Dorsal, numa carta que me respondeu, dizendo  provavelmente tocariam em Cascavel, informava uma data sugestiva a confirmar e não descrevia o local, e quem conhece Cascavel sabe que a cidade é grande demais. Tentamos as várias confirmações e na dúvida, fomos. Chegando em Cascavel procuramos um táxi e pela bênçãos das almas o cara nos indicou um local que segundo ele era ´´esquisito´´ e fomos para lá, e eis que sim!!!! A Dorsal tocaria sim lá naquela noite gelada do sudoeste paranaense. Manuseando uma sacola com a capa de todos os vinis da banda lançados, encontramos a banda já no local. O Carlos Lopes, seu irmão, o baixista Cláudio e o baterista Guga nos receberam muito bem autografaram nosso material. Pessoas bem simples e estavam acompanhados por um roadie parecido com um índio, que tava  ´´meio doido´´ e deu um stage durante o show que quase se mata......

Marcão Azevedo
Umberto - Peru
O local parecia o Tribos´s. Abertura a cargo do Kreditor, de Cascavel. Assim que entrou  a Dorsal Atlântica despejou todos seus clássicos, desde Dividir e Conquistar, passando pelo Musical from...até o então caçula Alea.....sendo um set matador de uma banda extremamente coesa, com uma única guitarra e uma cozinha de altíssimo nível. O local permitia que vc ficasse em pé atrás do palco, e ver o Guga em ação a menos de meio metro foi muito, mas muito legal. Antes de lançarem o cd seguinte, Straight, os irmãos Lopes de desentendem e Cláudio não é mais baixista da Dorsal, sendo substituído por Ângelo Arede (Gangrena Gasosa).
Voltando a pé do show, um carro passou jogou uma garrafa na gente, que triscou a perna do Umberto em alta velocidade e explodiu na calçada. Se acerta quebraria a perna. Esperamos o ônibus de volta com o Marcio, vocalista do Tumulto.
 Quando passaram por Santo Anastácio, anos depois, o baixista era o Alexandre, antigo fotógrafo da banda.
Arte da Inesquecível turnê que Marcão e Peru presenciaram
Sepultura na sua formação clássica!
S E P U L T U R A – outro sonho – outra aventura. Após cravar a bandeira brazuka no primeiro lugar do podium do metal mundial com o disco Arise, que para mim supera a todos de Slayer e Metallica (minha opinião – respeito as demais) – formando assim com estas duas bandas a trinca de aço do thrash metal mundial, a CHAOS AD TOUR chega a Curitiba na pedreira Paulo Leminski, e lá vamos eu, Umberto Pirú, Tikinho e Dinei.
Fomos salvos dos apuros antecedentes ao show pelo Paulo, cunhado do Dinei, senão estávamos fritos. Enquanto esperávamos para irmos para a Pedreira,  passou por nós no bairro o Mane, baixista do Amen Córner, a quem o Umberto conhecera tempos antes. A convite dele, pudemos assistir ao ensaio deles, para nós um show vip. O vocalista Paulista estava com a perna quebrada, era funcionário da Copel e ensaiou sentado. Aquele ensaio foi sensacional – muita técnica e profissionalismo. Fomos então para o show, após sermos quase pisoteados pela cavalaria da PM, conseguimos adentrar o local, onde um público imenso já tinha visto o Viper e Raimundos abrirem o evento. As luzes de apagam e a introdução de Refuse/Resist, de forma repetida, acompanha a chegada dos músicos do Sepultura no palco, vindos de elevador panorâmico. Uma avalanche sonora toma conta do local, que depois fecharia a noite com Ramones.

 Eis que um dilúvio assola o local com pouco mais de 20 minutos de Sepultura no palco. A multidão saiu procurando abrigo, tomando choques nos cabos e, encharcados, ficamos com medo de não nos deixar entrar no ônibus. Abandonamos tudo, então e fomos de circular em pé pois não poderíamos sentar. Passamos uma noite de cão na rodoviária de Curitiba, onde os seguranças não permitem que vc sente ou encoste nas paredes, ou seja, precisa estar em movimento. Todos encharcados com o calçado minando água. Eu mais um, que acho que era o Umberto, compramos uma calça de moletom para diminuir a friagem daquela noite. Uma calça era pink a outra  cor de diarréia, os outros dois tiraram sarro da gente, mas no frio da madrugada queriam ´´negociar´´ as calças de moletom conosco porque só nós sabemos quantas horas teve aquela noite.....
A capa que marcou o Heavy Metal nacional
A N G R A  - outro sonho – nova aventura – o Umberto me convida para irmos a Prudente ver nova banda do ex vocalista do Viper. Eu e ele sempre nos respondemos de bate-pronto – não tinha essa de ´´vou ver´´ ou ´´sei lá..´´. e fomos......
Como sempre a prioridade foi achar o local. Depois fomos na sessão de autógrafos de uma loja, onde tenho o que considero troféu, que é a magnífica capa de Angel´s Cry e um pôster com aquela ilustração autografados pelo que considero o dream-team do metal nacional.
Angra - Em seus primórdios, quando Marcão e Peru conheceram a banda recém formada
 Com tempo vago até o horário da passagem de som, fomos num shopping do centro, onde lembro-me que passava um jogo da Copa de 90, na Itália. Como sempre sobrava uma fumada, uma lojista nos achou ´´suspeito´´ e nos botaram para correr.......eis que chega a passagem de som – muito legal a banda, antes do estrelato. Para vcs terem uma idéia, quem montou o pano de fundo do palco foi o Confessori, que de cima de uma escada gritava pro resto da banda  ´´ajuda aí putada!!!....´´ nessa hora o Rafael Bittencourt estava comigo e com o Umberto na entrada do local e correu para ajudar. O show, como só poderia, foi impecável. Tenho 03 lembranças deste show:
1-queda de energia no local, e o Confessori introduz no escuro ´´Painkiller`` - sem execução;
1-o cover da Kate Bush foi tocada em pé pelo Confessori;
3-no domingo, já em casa, quase furei o vinil tanto ouvi-lo;
Tantos anos depois, fico me perguntando se tivesse refugado aos convites e aos sonhos....se não houvesse estas boas recordações.......e fica a certeza de que repetiria cada uma delas, como muitos de vcs com suas experiências e seus sonhos. Acredito que deve ser muito chato vc chegar no fim da sua estrada sem ter o que contar.....
A vida é curta.


Marcão Azevedo

Um comentário:

  1. SALVE..SALVE...
    POIS É...JÁ SE VÃO QUASE 14 ANOS DESTE EPISÓDIO E E TB TIVE O PRAZER DE PARTICIPAR DESTA AVENTURA, E FOI UMA DAS MAIORES DA MINHA VIDA (SE NAUM A MAIOR).IMAGINEM...UM "CAIPIRA" DO ALTO ALEGRE EM CURITIBA VENDO (OU TENTANDO) VER OS SHOWS DAS BANDAS QUE COM CERTEZA FORAM E AINDA SÃO SONHO DE MUITA GENTE VER (NÃO DÁ MAIS NEH...)
    CARA REALMENTE FOI UMA BARRA, CHUVA, FRIO, FOME E MUITA BEBEDEIRA KKKK...DINHEIRO CONTADO, NÃO SOBROU NEM PRA COMER...KKK...SÓ LAMENTO NÃO TER AMIZADE COM VCS NESTA EPOCA...SÓ CONHECIA O TIKINHO...NÃO SEI SE VC LEMBRA, COLORADO SEXTA-FEIRA A NOITE, RODOVIARIA, ESTAVAMOS TODOA LÁ, POREM O DESTINO NOS DEU CAMINHOS DIFERENTES, TINHAMOS CARONA DE NOVA ESPERANÇA EM DIANTE.. HEHEHEH...
    INESQUECIVEL REALMENTE...GRANDE AVENTURA...
    MEU FILHO NACEU ONTEM...JAH TENHO UMA GRANDE FAÇANHA PAR CONTAR...
    ABRAÇOS A TODOS VCS AMIGOS...VALEU MARCÃO...

    NORTON PREMOLI

    ResponderExcluir