quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tragedy Garden e a sinfonia silenciosa ...


Não houve nada mais inusitado do que gravar “Silent Symphony” e explorar terrenos inexplorados no Underground em Colorado, isso todos os envolvidos concordam.
A banda Tragedy Garden surgida das cinzas do Sleepless (Uma banda que irá ser comentada mais a frente) teve um início mais do que interessante para meados de 2001, envolvidos em polêmicas e ideologia extremamente obscura o grupo se aventurou ao gravar seu primeiro registro oficial. 
Muito pode ser dito daquela época, porém o que sempre fica em mente foi à liderança de “mãos de ferro” do baterista Marcos Azevedo. Marcão idealizou, projetou e colocou em prática uma meta; gravar uma demo com 03 músicas próprias e inaugurar uma nova fase do Underground em Colorado.  Correndo contra o tempo a banda com apenas 03 meses já estava pronta pra gravar um registro interessante e extremamente sombrio. Com arte e conceito desenvolvidos a cargo do baterista, a banda se trancou no quarto de ensaios  e concluiu seus objetivos.
Contando com Marcio Valério (Vocal), Vitor Carnelossi ( Guitarra), Fernando Hygino (Baixo) e Marcão Azevedo (Bateria)  a banda  compôs uma demo simples  mais carregada de conceitos que permanecem até hoje com a banda. Contendo 03 músicas a demo abre com a faixa “Inner Abyss”, uma faixa com vestígios de Death Metal e influenciada por uma atmosfera totalmente focada no death/doom metal, curiosamente a faixa saiu na coletânea “Rock Soldiers 10” cuja prensagem teve distribuição até na Alemanha.
Começando a apresentar um conteúdo lírico cada vez mais metafórico Dream´s Park é uma composição bastante peculiar. A música realmente se mostra única entre outras que a banda criou. Na criação Dream´s Park a banda ainda não havia se encontrado em termos de sonoridade, mais nos primeiros shows do Tragedy Garden sempre era bastante festejada pelos headbangers por sua “levada” bem tradicional.
“In our Lives” é o destaque completo no “Silent Symphony”, a tendência Doom Metal se tornou o pilar mais forte que a banda possui até hoje. “In our Lives” pode ser considerada um pequeno épico de 6 minutos de duração com um instrumental muito lapidado e com destaque especial para o solo da música, muito emotivo. Os Vocais de Márcio Valério deram uma obscuridade total ao grupo, tendo uma voz brutal e marcante na demo.
“Silent Symphony” pode ter tido seus díspares, mais honrosamente pode ser considerado o divisor de águas no Rock pesado de Colorado, pois conseguiu se concretizar em uma época bem difícil de gravar algo. A capa vermelha e conteúdo emblemático de “Silent Symphony” fizeram a diferença!


2 comentários:

  1. Essa demo valeu cada gota de suor e horas de ensaio com certeza.
    (Fernando Hygino)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Fernando.....quebra-se o paradigma de que para ser heavy tinha que ser tosco........

    ResponderExcluir