quinta-feira, 11 de abril de 2013

Anistia HC - Um projeto para um Show!



Devo ser um pouco mais contemporâneo dentro da nossa pequena cena, mas nessa brincadeira já ouço um som há 12 anos, algo que começou ainda na base de fitas K-7 que o senhor Vitor Carnelossi gravou pra mim (Sim, tive esse prazer de viver essa emoção de ser um tape-trader), acompanhei o inicio do Guilhotina HC, e comparecia com freqüência aos ensaios da banda, que na época ainda contava com Piru e Pioio, baixista e vocalista respectivamente, tempos legais, que renderam grandes amizades, que perduram até hoje, e que pode-se dizer, constituem o embrião do que viria a ser o Anistia HC.
No decorrer desses anos, um dos pontos de encontro tradicionais da galera underground, acabou sendo a loja do amigo Alexandre Ramona, batera do Guilhotina HC, (E pasmem, não é uma loja de discos, e sim de produtos naturais), todo mundo sempre acabava se encontrando por lá, o que ainda acontece até hoje, lá que fazíamos os intercâmbios musicais, emprestando Cds uns para os outros e trocando idéias a respeito das novas descobertas, ali aconteceram os primeiros diálogos que culminariam na formação e execução desse, até então, novo projeto.
Algo em comum entre todos envolvidos, era o gosto pelo punk rock e hardcore nacional, influência notória, os idealizadores do lance, foram o Vitor e o Alexandre, que vieram a convidar pra participar do projeto em seguida, esse que vos fala ( Evandro Sugahara) pra fazer os vocais e Leandro “Bambam” Francelino para o baixo, estava completa a formação do Anistia HC, nome dado pelo Alexandre, o Vitão me corrige se eu estiver errado.
Por volta de Outubro de 2006 começamos a ensaiar, uma das peculiaridades já percebidas no inicio eram o dia e o horário dos ensaios, aos domingos às 9 da manhã, escolha nada usual para uma banda de punk rock, o repertório é a parte mais interessante a meu ver nessa banda, além de tocar clássicos esperados por quem conhece a cena, buscamos tocar algumas coisas obscuras também, uns B-sides aí, como Restos de Nada, Fogo Cruzado, AI-5, Tumulto, e claro, os bons e “véios crássicos”, paradas do calibre de Ratos de Porão, Cólera, Garotos Podres, Olho Seco, Gritando HC, e como não poderia deixar de ser, tocávamos Ramones também, afinal que tipo de banda punk seriamos se não reverenciássemos os mestres???
Outra curiosidade inerente a trajetória do Anistia, e diga-se de passagem, uma curta trajetória, é o fato de termos realizado uma única apresentação, mas uma coisa é fato, temos o lance registrado em vídeo, que espero em breve estar disponibilizando no youtube, e também a marca registrada de uma galera que teve atitude de meter a cara e partir pro “do-it-yourself” e fazer acontecer, o que resultou numa grande celebração, e neste que é o único item da nossa discografia, “Anistia HC – Live in Katita’s Bar”, após estas realizações cada um seguiu seu caminho, eu fui embora pra Manaus-AM, buscar algo que ainda não encontrei, tanto que estou de volta a Colorado, o Vitor e o Alexandre seguem levantando a bandeira do movimento firmemente, conduzindo aí o Guilhotina HC e o Tragedy Garden há tantos anos e resistindo bravamente, quanto ao Leandro “BamBam”, as últimas noticias que tive, foi de que está morando em Maringá-PR, fazendo faculdade, cortou o cabelo e parece fazer parte de outro tipo de movimento pelo que entendi, enfim, restaram boas histórias pra contar, saudades dessa época foda e claro a torcida pra que nunca parem de surgir novas bandas pra manter o negócio vivo por aqui, uma ode ao saudosismo registrada. Fui.



Anistia HC era:
Leandro “BamBam” – Baixo
Evandro Sugahara – Vocal


Vitor Carnelossi - Guitarra e Backing Vocals
Alexandre Hygino – Bateria

Por Evandro Sugahara

4 comentários:

  1. Boas recordações... Esse cartaz se eu não me engano foi eu e o Vitão que fez... kkkkkkkkkkkk (Fernando Hygino)

    ResponderExcluir
  2. Essa apresentação eu presenciei mais ainda n tive a oportunidade de ver o video seria legal se postassem ai !

    ResponderExcluir
  3. Com certeza boas recordações!!! E Igor, acho que você já deve ter assistido alguns vídeos que eu postei no Youtube, mas eu farei uma cópia do show completo para você!!!

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos aqueles que acordávamos 9 da manhã pra ensaiar...hehe..parece que é ruim,mas é muito bom,quando acaba vc sente falta...E tocávamos musicas de bandas nada convencionais pra uma cidade do nosso porte,bandas como LIXOMANIA,por exemplo .O Anistia realmente deixou muitas saudades !

    ResponderExcluir