domingo, 7 de abril de 2013

Confront e sua influencia em novos músicos...


Em outras épocas em Colorado existia apenas uma banda chamada CONFRONT, uma banda que em seus ensaios acabou influenciando vários músicos que frequentado o concorrido “Sítio do Peru”, uma lugar sagrado para os adolescentes famigerados por escutar Heavy Metal.
Mais especificamente o CONFRONT fazia covers de bandas que transitavam entre o Thrash metal e Death Metal, um diferencial e tanto para um local tão interiorano quanto nosso município. Formada por Manuel Mané (vocal), Rafael Senhor (Guitarra), Eduardo Jorge, (Guitarra), Umberto Peru (baixo), e Douglas Shibata (bateria). A banda era liderada pelo guitarrista ótimo Guitarrista Rafael, que era uma espécie de “maestro” da banda e direcionava com exatidão todos os elementos da banda, fazendo com que as músicas reproduzidas ficassem com uma incrível qualidade técnica. Eduardo Jorge fazia todas as bases e flertes fazendo uma dupla que influenciou muitos músicos que apareceram na cena pouco depois. Umberto Peru, além de baixista era um cara emblemático no rock em Colorado, não se pode falar de heavy Metal sem lembrar-se da figura carismática e conhecedora de sons, em uma época que a internet era apenas o futuro! Juntando isso à brutalidade dos vocais de Mané e a técnica de Douglas a banda fez alguns shows fora da cidade sempre com uma recepção ótima. Reflexo de seu extremo profissionalismo em relação à execução das músicas.
Os ensaios durantes as tardes de domingo eram bastante agradáveis, lá frequentavam com  mais assiduidade músicos que vieram a participar do Slepless, Guilhotina HC, Tragedy Garden e alguns outros projetos. Como era predominante o som pesado no repertório da banda, todos que saíram de lá querendo fazer parte de uma banda acharam interessante seguir caminhos mais pesados da música, ou seja, novos músicos para uma cena inicialmente mais radical!
Muito embora as épocas não fossem tão antigas, por meados de 1998 até 2001, quando o CONFRONT  se estruturava e depois ensaiou e tocou por algum tempo não existia Downloads, youtube e todas outras facilidades para se escutar uma boa música. Então além dos frequentadores e entusiastas serem regados com som extremo havia algo a mais: a coleção de discos e cds do Peru, que tinha muito conteúdo. Quase sempre todos saiam com alguma coisa emprestada, e o Peu sempre “empurrava” alguma coisa podre e extrema para os “fregueses”, influenciando diretamente o gosto pessoal da galera. Eu que vos escrevo ( Vitão), sai com um Mercyfull Fate no primeiro empréstimo e no segundo um “Malevolente Creation”. Tempos depois o Peru falou que era uma tentativa de assustar os novos “metaleiros”, porém no meu caso deu extremamente errado, escutei praticamente tudo de podre que o cara tem. Isso sem contar a Influência punk vindo dos vinis do Marcelo BIG que também fez a festa do Alexandre Ramona,  e dos empréstimos obscuros de Doom/death de Marcão Azevedo.
 Um show que o CONFRONT fez  em Maringá também foi bastante importante para a galera da época, para alguns seria o primeiro show underground que participara, acabou sendo uma ocasião muito especial e influente para todos presentes, o pessoal de Colorado fez um ótimo show e no final da apresentação o vocalista Mané agradeceu “aos 18 caras que vieram exprimidos com a banda”, fato bem colocado já que a banda só tinha lugar pra 14, isso sem contar os instrumentos!

Após algum tempo Eduardo Jorge saiu e integrou o Slepless e durante um curto período as bandas se mantinham ativas paralelamente mais não chegaram se unir para algum show ou mesmo ensaio. Infelizmente após a saída do Batera Douglas a banda tentou um outro baterista que além de morar longe (Primavera-PR), não correspondeu as necessidades do banda e a banda encerrou as atividades. Todos os membros se envolveram em algum projeto após o término do Confront, exceto o vocalista Mané, que no máximo participou em algum show cantando algumas músicas em ocasiões especiais.
Enfim, o CONFRONT teve seu papel no underground de Colorado, não chegou tão longe quanto outras que vieram depois, porém sua influencia ajudou a angariar alguns simpatizantes que formariam bandas após isso tendo com exemplo os ensaios concorridos no Sítio do Peru. O  grupo deixou apenas um VHS gravado que não se sabe  se é possível recuperá-lo, ouve também uma fita K7 com algumas músicas, porem ficaram perdidas em alguma gaveta. Espero que esse material ainda surja nos youtubes da vida, pois seria muito bom ter isso disponível para as novas cenas que irão surgir. No entanto graças a minha boa memória deixo disponível o SET LIST para a apreciação e pesquisa. Caso queiram escutar as músicas que os caras tocavam.


SET LIST CONFRONT:

DISMEMBER -  I SAW THEM DIE

VENON - COUNTLESS BATORY 

 SLAYER -  MANDATORY SUICIDE

GOREFEST- FEAR

UNLEASHED – HAIL THE NEW AGE

UNLEASHED – BERSERK

BENEDICTION – MAGNIFICAT

BENEDICTION – GRIFGIEVER

ENTOMBED – WOLVERINE BLUES

SODOM – TOMBSTONE

NAPALM DEATH  - RIPE FOR THE BREAKING

THE MIST – FANGS OF A PIG

3 comentários:

  1. hehe (Rafael Sr. é froidz, mas ta valendo) o batera que tentou dar continuidade é do estado de SP, Primavera. Creio que eu seja o único que tenha esse VHS intacto. Um dia quem sabe, converto as imagens...

    ResponderExcluir
  2. o Duardo tem o vhs e o Umberto tem o K7 nao tem??/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim mais quem digitaliza??(Eduardo)

      Excluir