quarta-feira, 24 de abril de 2013

A ORIGEM DO FUTTY ROCK FEST


A figura emblemática de Luiz "Futty"
Antes de tudo é necessário ressaltar quem foi essa figura chamada de Luiz, apelidado ainda na infância de Futty. O Luiz “Futty” era um amigo em comum para todos que gostavam de curtir o som pesado, além de ser um cara que tinha inúmeras amizades em todas as vertentes da sociedade. Irmão do Manuel (Mané) que fez parte do Confront e outros projetos de rock, Futty sempre foi aquele cara da retaguarda, nunca tocou nenhum instrumento, mas sempre estava em todos os shows independente do subgênero que fosse. Ele gostava mesmo era de apoiar a cena e curtir um som pesado agitando pra caramba e fazendo umas caretas e gestos que empolgavam a galera em sua volta. Talvez muitos que irão ler esse texto puderam ter bem mais intimidade e conhece-lo há muito mais tempo que eu, porém como resolvi escrever esse texto conto com a compreensão de todos se falhar em algum fato.
Quando eu conversava com o Futty, ficou evidente que um dos principais fatos da vida dele foi poder curtir um show do Korzus em Santo Anastácio e tomar umas “geladas” com os caras em um barzinho próximo ao evento. Caras como o Futty, Peru, Marcão, Marcelo Big, fazem parte de um grupo que viveu momentos muito especiais no Heavy Metal brasileiro, podendo acompanhar lançamento de discos como “Angels Cry” do Angra, “ Arise” do Sepultura, shows do Korzus, Dorsal Atlântica e muito outros nomes do metal nacional. Futty sempre teve um lado mais Hardcore, curtia muito Cólera, Korzus, Sepultura e sempre enfatizava o metal nacional, até hoje me lembro dele falando sobre um disco do Harppia que o Peru (Umberto Calegari) tem com muita empolgação.
Futty também era conhecido por ser um grande fã de Brujeira, sua camiseta sempre chamava atenção por onde passava. Em um Show do Invaders ( Na época Space Travelling) com o Guilhotina Hc em um evento organizado pelo Marlon Lazarin, antes do Guilhotina HC começar a tocar, enquanto organizava o equipamento, Futty fez uma introdução macabra com dizeres fúnebres aos presentes. Todo mundo ficou assustado, exceto os amigos que se divertiam com o clima mórbido que logo mais foi coroado com um show ríspido e pesado do Guilhotina HC. Naquele dia o vocalista Pioio gritou para uma galera da alta sociedade que estava lá: “Pau no cú da Burguesia”, frase que me deixou muito feliz e orgulhoso, apesar de 95% da galera ter saído do salão. Muitos ficaram espiando pela janela os “loucos” que se empurravam no local agitando. Nesse Dia o Futty cortou a boca e agitou sangrando e assustando bastante o público feminino e intimidando o masculino. Fico pensando o quanto foi traumático para algumas pessoas esse show na época (kkkkkkkkk). Após o show do Guilhotina HC,a galera do Space Travelling fizeram um ótimo show ascendendo a chama do Classic Rock em Colorado.
Nessa época o Futty criou uma simpatia muito grande pelo Guilhotina HC, naquela época a banda era bem ríspida , porém com a energia de bandas que ele curtia como, Garotos Podres, Cólera, Korzus (do início de carreira). Em todo show que fizemos naquela época ele gritava aos berros “guiiiiilllhhhotinaaaaahhhhhh!”, era muita massa... Dava uma confiança legal para nós. Futty foi o primeiro cara a falou que curtia o nosso som e era fã das músicas, algo que transcende as barreiras da gratidão! No Show com os Garotos Podres, entre centenas de pessoas eu escutávamos o Futty  gritando e incentivando a banda.
Mais o Luiz Futty era mais que isso, agitava e curtia todas as bandas que tinham na cidade. Curtia umas comidas estranhas, briga de galo, os “rabos de galo” no antigo bar do Zé, meretrizes da noite, tudo com bastante vontade e continuidade. Sempre um cara simples e transparente, tinha uma personalidade própria e cheia de coisas engraçadas!

Após sua partida, que não merece ser evidenciada, visto que o cara foi e continua sendo o Futty que iremos ver em outros planos, eu tive a ideia de convidar meus amigos para fazer um Tributo para ele, um Tributo como ele merece cheio de gente alegre, rock, cerveja e amizades. Esse tributo acabou sendo chamado de “FUTTY ROCK FEST”, a maior manifestação de rock que Colorado já teve, o Futty lá de cima deve ter dado a benção de fazermos ótimas festas.
É importante salientar que a festa além de mim (Vitão) já contou com a organização de Billy e Alexandre Hygino, sempre com o apoio de toda a galera envolvida nas apresentações.  O evento precisa rever alguns fatores e se moldar novamente para se tornar algo simples e festivo, assim como nosso Homenageado. Vamos ver quando o FUTTY ROCK FEST irá emergir para novos tempos.

OBS. As experiências aqui relatadas por eu tem bastante relação com o Guilhotina HC, por isso  o nome da banda foi citado de maneira mais evidenciada. 

Por Vitor Carnelossi



6 comentários:

  1. putzz lembro dessa foto , na extinta liga da justiça, muito boa a matéria parabéns, fut era uma figura mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem e com certeza o kra que realmente tinha na alma o rock n´roll, vale a pena lembrar Vitor, que ele ajudou e muito para entrarmos em contato com o Zecão de Santo Anastácio para abrir o show dos garotos Podres. (Fernando Hygino)

    ResponderExcluir
  3. é verdade Fernando! vamos com certeza ter mais histórias para aderir isso que vc colocou!

    Manuel, obrigado! vou tentar achar um meio de digitalizar essas paradas! (vitor)

    ResponderExcluir
  4. Q legal.
    Mais achava que o responsavel por esse evento era o Alexandre,por seis anos que esse vento esteve na ativa foi mto bom,é que sempre via ele correndo atras das coisas.
    Pena que nao teve ano passado,sera que esse ano tem???

    ResponderExcluir
  5. O Alexandre foi responsável por alguns eventos, assim como eu (vitor). Billy apenas organizou 1 vez, e foi muito legal. O ultimo fest não aconteceu por conta do grande descaso com o show do Raulzito que foi feito próximo a data do Futty Rock Fest, o que acabou desmotivando o alexandre para não organizar no ultimo ano. Como não se havia tempo pra correr atras de tudo após essa "ressaca" decidimos deixar para esse ano juntar forças para uma próxima edição. Vale resslatar aqui o empenho de alguns anos do Alexandre em Prol ao rock de Colorado, sem dúvidas ele foi o que mais fez pela festa! (Vitor)

    ResponderExcluir
  6. Caras eu fiz o 2º grau inteiro com o Futty, Fut, futy, futi enfin eram tantos que ele se transformava em apenas 1...o meu amigo LUIZ...gente boa d+ da conta, qtos. porres nós tomamos no bar do Zé, junto com Marcião, Marcão, Pirú, BIG, Eduardo enfoim a galera do rock and roll( os diferentes da época) aff...sem contar as putarias(esbórnia) eu me lembro de um jogo de futeba (salão) no monteiro lobato a noite q o futty deu uma entrada Mais desleal na aula de ed. física só não me lembro em quem foi mas ha nora ele pediu desculpas e tal. ele era nota um zilhão figuraça...sempre com a vertente rock and roll na veia...ele foi em todos os shows que eu toquei batera em colorado(desde o 1º no centro social urbando_ perto da casa do FINADO CHAKAL(Paulo)até o último feito na D. CATITA(com Eduardo + RAFAEL), tenho fotos dele sempre presente e continua até hj na minha memória...aqueles bons momentos ...O Futy foi um grande amigo da galera...

    ResponderExcluir