domingo, 25 de setembro de 2016

PASTORE – O VOCAL NACIONAL ATINGE A EXCELÊNCIA

Um dos maiores vocalistas da história do rock (leia-se predominantemente heavy metal) brasileiro de todos os tempos. Técnico, preciso, maduro. Nosso entrevistado de hoje, Mario Pastore, possui uma longa trajetória sendo a voz de grandes bandas do rock brazuca, como Acid Storm, Tailgunners, Delpht, e atualmente divide seu concorrido tempo entre as bandas Pastore e Heaviest, entre outros afazeres profissionais.  É possível afirmar que Mario Pastore tem bagagem e recursos técnicos para ser o frontman de qualquer banda de rock mundo afora, sendo mais um nome exponencial do rock brasileiro. Pastore recebeu ao ColoradoHeavyMetal de maneira muito solícita, e compartilha conosco a partir de agora capítulos de uma carreira vitoriosa, reconhecida por quem tem que  reconhecer, que são seus fãs e os amantes do heavy metal. Ok? Preparados? Com vocês, Mario  Pastore, um monstro do vocal nacional:

1-Pastore, seus discos The Price of the Human Sins, de 2010, e The End of Our Flames, de 2012, são considerados pela crítica especializada verdadeiras  aulas de heavy metal.  Tal resultado tem relação com suas experiências e bandas anteriores, ou você optou por uma proposta pontual que soasse como um ponto de partida para novos horizontes?
MP-Na verdade fãs me diziam que eu deveria ter trabalhos solos que tivessem mais peso de acordo com minha escola do Heavy Metal Tradicional e assim nasceu o estilo do Pastore e, claro, trouxe em minha bagagem toda essa pegada.


2-Nestes dois trabalhos, você manteve os excepcionais Raphael Gazal (tocando uma insanidade..) nas guitarras e Fábio Buitvidas na batera (técnica apuradíssima....). Como frontman, qual a importância de olhar para o lado/pra trás e saber que tem este poderio segurando a onda e quebrando tudo?
MP-Eles foram essenciais naqueles dois discos com certeza e juntos fizemos um bom trabalho, são músicos talentosos, o relacionamento pessoal não posso dizer o mesmo, por isso não estamos mais juntos, mas reconheço a importância deles e sempre disse isso.

3-O disco The End of Our Flames foi finalizado por um técnico sueco. Alguma razão específica?
MP-Sim, procuramos o trabalho do Plec por indicação do meu amigo German Pascoal e sabíamos que ia ficar fantástico e ele fez um ótimo trabalho!! Queríamos uma melhor qualidade de masterização e conseguimos.

4-Sua música é energética, encorpada, que remete o ouvinte ao supra sumo do heavy e power metal tocado no mundo, onde na Alemanha encontra uma de suas veias mais latentes. Quais suas referências musicais?
MP-Minhas influências são Bruce, Halford, Dio, Tate, mas ouvi e ouço as bandas antigas da Alemanha como Grave Digger, Running Wild, Primar Fear, então tudo isso veio para agregar.

5-Seu talento o credenciou a participar de vários tributos à nomes consagrados do metal mundial, gravando How Many Tears, no Tributo ao Helloween, Two Minutes to Midnight, num Tributo Argentino ao Iron, Final Embrace, no tributo ao Primal Fear e Fucking Hostile, homenageando ao Pantera, sempre, via de regra, roubando a cena por interpretações avassaladoras. Somando-se a isso sua participação no Show que celebrava 06 anos sem Dio, a que você atribui o convite para tais desafios, e como você se sente podendo homenagear verdadeiras lendas do rock mundial?
MP-Acho bem legal porque é uma forma de agradecer o que aprendi com esses mestres, agradeço pelo elogio porque sempre procuro cantar as músicas da melhor forma e perto do que foi feito no original.

6-Você é a voz também da excelente banda Heaviest, que pratica um prog-metal de ótima qualidade, com músicos refinados e sonoridade intrincada. Nowhere é um disco excelente, com versão européia, e a banda agora se prepara para um tour pela Argentina. Artilharia ajustada? Compartilhe com nossos(as) leitores(as) como está sendo participar desta banda já com um bom tempo de estrada, e a expectativa para tocar para um público fanático como o argentino;
MP-A Heaviest é uma família pra mim, amo cantar nessa banda e estamos trabalhando muito, eles estão comigo também em algumas músicas do Pastore novo e estamos no estúdio do  Marcio Eidt (guitarrista e produtor), tocamos juntos e estamos sempre juntos dando boas risadas!! E após o show com o André Mattos embarcamos para a Argentina dia 06 de Outubro para alguns shows!! E será fantástico!!

7-Você trabalha há anos ensinando novos vocalistas, e ministra também workshops de técnica vocal. Como é lapidar diamantes?
MP-Me sinto muito feliz com isso, e faço isso há 23 anos, tenho ótimos alunos cantando na noite  e em bandas de rock e metal e minha ex-aluna Marina Latorraca, brilhou recentemente com o Avantasia cantando com o Tobias Sammet e o Michael Kiske, muito feliz e orgulhoso por isso.

8-Você se considera devidamente ou suficientemente reconhecido pelo público e crítica especializada do Brasil?
MP-Eu vejo que aos poucos venho crescendo sim, lutei por 30 anos e muitas vezes me acho injustiçado, por outro lado digo o que penso e muita gente não gosta de mim por isso.

9-Você manifesta abertamente sua aceitação ou reprovação à determinados fatos políticos. Em sua opinião, estamos longe de sairmos do lamaçal em que atiraram (não importa ou importa, quem foi) o Brasil?
MP-Eu acho que esse País está afundado numa corrupção nojenta e dificilmente sairá dela porque o Congresso não tem homens de caráter e honra, pode existir um ou outro, e o povo por sua vez defende político e partido como se fosse time de futebol, deveríamos exigir uma reforma política total e tirarmos a corja de lá à força. Mas não vai acontecer, infelizmente.

10-Você encontra tempo para uma de suas paixões, as artes marciais. Como surgiu esta identificação com um estilo milenar?
MP-Eu comecei a treinar aos 7 anos judô e karatê por causa do seriado dos anos 70 Kung Fu, e por que era magro e franzino e sofria bullying, hoje além de ter treinado várias artes sou faixa preta de Aikido e dou aulas no Shobu dojo com meu Sensei Vagner Tome.

11-Algum projeto ou novidade à vista?
MP-Sim, mas um que está na boca do forno é o Powerfull, projeto com meus amigos e grandes músicos Jones Jones (guitarrista e produtor e Wagner Gilabel – bateria), será um grande cd de heavy metal na pegada anos 80. Aguarde!

12-Mário, o ColoradoHeavyMetal agradece  sua participação, nos atendendo de forma tão gentil e propiciando que o público que até então pudesse não conhecer seu trabalho, o faça de agora em diante, batendo de frente com um trampo de altíssimo nível. Deixamos este espaço para suas considerações finais:
MP-Eu que agradeço a consideração e carinho de vocês, digo aos fãs para apoiarem as bandas brasileiras porque tem muita coisa boa aqui, e amem e respeitem as pessoas com verdade, e vossos pais, perdi minha mãe há um ano, sinto muita saudade mas fui um bom filho e ela partiu orgulhosa de mim.


Por Marcão Azevedo

COLORADO HEAVY METAL
Curta nossa page no face!


DESDE 2013, FAZENDO A DIFERENÇA!!!

4 comentários:

  1. excelente vocalista - seus discos citados na matéria são trampos poderosos do heavy Nacional!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Grande presença no blog! Vocalista incrível!

    ResponderExcluir
  4. Vocês ainda tem a versão de Final Embrace com os vocais dele? Infelizmente tiraram do YouTube...

    ResponderExcluir