quinta-feira, 13 de outubro de 2016

MARIELLE LOYOLA – PENSAMENTO E ATITUDE COM O JEITO VOLKANA DE SER

Nossa entrevistada de hoje simplesmente assumiu a condição de vocalista numa banda predominantemente feminina, num meio historicamente machista e malicioso, e trafegou nesta vibe com a personalidade e postura que nem todo mundo demonstra, quando posto(a) à prova. Imortalizada como eterna Volkana entre os fãs da banda, Marielle Loyola atendeu ao ColoradoHeavyMeta demonstrando muita simpatia e cordialidade, e conversou conosco sobre temas até delicados, oferecendo a você que navega em nossas páginas algo de bastante qualidade, típico de tudo que ela se propõe a fazer.  Prontos(as)?? Com vocês, Marielle Loyola!!

1-Marielle, sendo a Volkana originária de Brasília ,foi mais um grande  nome da cena contestadora da capital do País. A que você atribui esta postura? Um dia a atitude vencerá os colarinhos?
Olá!! Primeiramente obrigada pelo contato!! Então ... acho que todos esperam que sim né rsrs ... Atualmente nosso país vive um colapso político, o povo está inerte, perdido ... então, acredito que só uma grande revolução civil para que algo aconteça realmente, vamos ver pra onde isso vai né?

2-Como exatamente se deu a mudança da banda para São Paulo, e o que foi determinante para essa mudança?
Nos mudamos para São Paulo após a assinatura do contrato com a Gravadora Eldorado. Não foi uma exigência da Gravadora, mas sim uma determinação nossa de fazer a coisa como deveria ... lutar pelos nossos interesses, que era a divulgação de nosso trabalho por todo o país, e chegamos até fora dele.

3-Como você avalia o resultado obtido com o début ´´First´´?
Nossa ... foi maravilhoso. Particularmente acho que as músicas poderiam ter sido melhor arranjadas, mas tivemos dificuldades com a saída da Débora (Batera) pouco tempo antes da gravação do disco. Buscamos várias meninas para o instrumento, mas ninguém segurava como ela ... ela era “pedreirona” rsrs ... uma característica que tinha que ser mantida para o som ser real. Daí fechamos com o Sergio Facci, que começou só dando uma força, pois ele ensaiava com o Vodu no mesmo estúdio que a gente, e a gente chegava lá pra ensaiar sem baterista, com cara de cachorro abandonado, e ele ficava com dó kkkkk. O Serginho foi o maior parceiro que encontramos !!!

4- ´´First´´ apresenta um som thrash metal,  com a  adição honesta  de elementos mais groove (vide ´´War! Where my Enemy Lies....´´), que é uma grande sonzeira e que retrata bem a quebrada do ritmo por tais elementos. Como foi a concepção, em particular, desta faixa?
Cara ... a gente só tocava... não pensava muito em fazer desse ou daquele jeito kkkk ... eu sempre gostei do Rap/Hip Hop, as meninas tbm ... dai tínhamos um contato direto com o Dj Hum e o Thaíde que caiu como uma luva, e assim rolou. Nada pensado.

5-Como se deu a entrada do grande batera Sergio Facci na banda?
A nossa “Japa” kkkk ... acho q respondi na pergunta anterior. Era muito engraçado (ele não gostava, claro) quando nego gritava no público ... “Japonesa gostosa” kkkkkkk.

6-Você acredita que a oferta de bateristas do sexo feminino, de qualidade, hoje é mais abundante? Comente sua opinião;
Simmmm ... muito mais. Mas sem desvalorizar as meninas de hj... a Debora tinha os melhores 2 bumbos do planeta. E não era pedal duplo não ... eram 2 bumbos mesmo. E a pegada dela era animal. Enfim, Hj existem muitas meninas mais dedicadas a tocar a bateria pesada, pesada de verdade, mas Debinha era pedreira, e tinha só 15 anos, como eu disse anteriormente.

7-Sendo as mulheres da formação da Volkana todas bonitas, foi necessário um esforço maior, ou seja, trabalho dobrado para compensar a dispensável questão dos atributos físicos, para dissipar conceitos e provar valor?
Sabe que muita gente sempre pergunta sobre isso ... sei lá ... nós não nos achávamos bonitas, a gente não parava muito pra pensar nisso, esse não era nosso foco na real ... senão seríamos uma banda de glam né kkkk. A gente gostava de tocar, e tocar barulhento. E a gente era meio ogra, dai logo os rapazes já estavam tratando a gente como mais um deles. Isso até vinha as vezes de produtores, mas logo logo eles entendiam que ali não tinha meninas bonitinhas ... em duas frases a gente passava isso pra eles rsrs.

8-Por qual razão você não gravou Mindtrips?
Eu saí da banda porque queria cantar em português. Eu achava que poderíamos fazer um lance meio Raimundos, pesado, sujo e na nossa língua ... mas mantendo o inglês para o público do exterior que tbm gostava do nosso trabalho, ai não rolou, nada demais. E na mesma época tive problemas familiares que tbm me ajudaram na decisão de sair da banda.

9-Atualmente, você mantém contato com a Karla, Mila e o Sérgio?
Sim, claro, amo elas e ele, e tem a Selminha tbm !

10-Como você avalia a contribuição da Volkana para a cena rock brasileira?
Eu acho que vcs que escrevem a história do metal nacional é que tem q avaliar né?? Pra gente, só fizemos o que estávamos a fim, com muito amor ao som. Se entramos pra história, vcs que definem ;

11-Você compõe um time de estrelas que gravaram o hino Brasil Heavy Metal? Como se deu este convite, o quanto curtiu fazer e sua opinião sobre este registro histórico?
Ah!!! Foi maravilhoso!! Rever amigos, e participar de um material histórico né ... sem comentários ... ali está a minha, a nossa história, gravada pra sempre!!

12-Marielle, para os fãs, é desolador ver sua banda preferida em determinados programas de entrevistas totalmente deslocados, onde o(a) apresentador(a) não passa de alguém bem desinformado(a) que fica olhando para as bandas com cara de disco voador, e matando suas próprias curiosidades, via de regra com piadinhas clichês. Sendo hoje você uma representante de um meio de comunicação, qual sua opinião sobre esta colocação?
Cara ... era muito difícil , vc não faz idéia... agora o pior mesmo era fazer playback .... bateria 2 bumbos indo ao ar caixa e prato kkkk .... e como éramos muito novas, tbm ficávamos meio perdidas, sem entender o que estávamos fazendo ali kkkkk. Nossas letras tensas, pesadas, não compreendidas ... enfim, difícil. Mas foram momentos muito importantes pro rock nacional, acho que nunca mais veremos bandas de metal na tv aberta como aconteceu durante aqueles anos. Foi um trabalho realmente maravilhoso da Gravadora Eldorado, muito bom mesmo. Hj em dia o que temos pro estilo são programas em rádios de web, e algumas poucas de dial pelo país. Mas eu sei que isso nunca tirou e nem vai tirar o amor que o público do som pesado tem pela sonoridade!! Uma vez headbanger, sempre headbanger \0/.

13-Quais os atuais e futuros projetos da Marielle Loyola?
Bom, atualmente trabalho na área de Rádio, onde realizo os eventos/mkt de uma rádio rock em Curitiba. Os trabalhos musicais continuam mais como “o prazer de viver” rsrs ... tempo curto, mas as vezes realizo shows com a minha primeira banda de Brasília, o Escola de Escândalo, e estou reformulando um projeto que criei aqui em Ctba, a Cores D Flores ... onde posso explorar as muitas influências musicais da minha carreira ... do leve ao pesado. Em breve já terei algo pra mostrar as todos. Me aguardem rsrs.

Taí a dica do ColoradoHeavyMetal: se você conheceu a banda Volkana,  revisite seu grandioso trabalho no heavy metal nacional. Se você não conheceu e ainda não conhecia a Marielle Loyola, eis aí um dos grandes nomes da avalanche thrash metal que assolou ( que bom!!!) nosso Brasil na década de 90. Talento, capacidade e atitude. O ColoradoHeavyMetal agradece ao carinho desta grande vocalista demonstrado para com o blog, desejando-lhe  sucesso em seus atuais e futuros projetos.
Confiram!!

Marcão Azevedo.

2 comentários:

  1. Marielle é uma cantora completa, com um timbre de voz maravilhoso e inconfundível. Além disso, é uma pessoa muito carismática e de personalidade forte.
    E continua linda como sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Confiram os discos First e MindTrips da Volkana, dois petardos do thrash metal nacional, e de quebra ainda tem cover para Ramones e Led Zeppelin. Volkana!!!!!!!!! Marcão Azevedo.

    ResponderExcluir