quinta-feira, 29 de outubro de 2015

VIPER: THEATRE OF FATE – O EMBRIÃO DO METAL MELÓDICO NACIONAL



Certa vez conversava sobre música com o guitarrista Vitor Carnelossi ( idealizador do blog ColoradoHeavyMetal) e descobrimos que nós dois colocávamos este disco do Viper entre os melhores já realizados em terras brasileiras. E por uma razão muito simples: o disco é simplesmente extraordinário.
Da mesma forma que o Sepultura meteu o pé na porta do mundo para o thrash metal brasileiros e suas variáveis, o Viper alcançou o mesmo feito com Theatre of Fate, incluindo o Brasil no circuito power/melódico com um cartão de apresentação recheado de petardos.
Depois do Viper, muitas bandas, algumas até de forma prematura, se aventuraram em mercados como Japão e parte da Europa. Sim, o Viper teve muita importância nesta abertura de mercado.


O disco em si é uma obra de arte. Sucedendo o début  Soldiers Of Sunrise, Andre Mattos e os irmãos Passarel apostam fortemente na melodia e requinte, com solos e riffs sensacionais e os vocais já então diferenciados de André Mattos, e suas orquestrações.
É um dos poucos discos que ouvi ( e olha que ouvi coisa por aí.....) em que você não identifica sequer uma faixa mais fraca. Desde a intro até o fechamento  referenciando Beethoven  em Moonlight, o que se ouve ao longo do disco é uma sequência de músicas acima da média. Penso que citar Living for the Night e outras seja desnecessário.
Esta pérola foi gravada em 1989, e para que não esqueçamos, foi o último trabalho de André Mattos com a banda.
Se vc conhece, que bom!! Se ainda não, é altamente recomendável!
Ouça alto!!


PorMarcão Azevedo.

Um comentário:

  1. Se vc passou por aqui, participe! Deixe de seu comentário e faça a diferença!

    ResponderExcluir