domingo, 3 de julho de 2016

IN THE STEEL YOU CAN TRUST - YURI FULONE


O mundo musical é mesmo algo quase que infinito, mesmo nas épocas modernas em que vivemos, nem tudo é obvio ou fácil de se conhecer.  Quem se aplica no som pesado e passa além dos medalhões já tem chance de chegar a imensuráveis tesouros escondidos, quem se aventura no metal nacional uma hora ou outra vai escutar o nome YURI FULONE. Um dia vi uma postagem do mentor da banda Thunderlord (Peter Kelter) elogiando uma banda chamada WARPRIDE e alertando para alguns itens a disposição no site da Die Hard Records, achei interessante e corri atrás do material. “Marchind to the war” é um grande CD, provavelmente muito melhor que muitos álbuns de grandes bandas que praticam o metal melódico, “Folcloric Songs of the People of the Forgotthen Lands” é uma pedra preciosa perdida nas arenas Heavy Metal Melódico que merecia ser exposta a todos. 

Enfim, uma coisa me chamou a atenção além da competência dos demais músicos, os teclados bem aplicados e muito bem conduzidos pelo músico Yuri... Tão logo me aprofundei nas informações descobri que o mesmo havia seguido carreira solo. Após ouvir o envolvimento do tecladista no grande projeto BROTHERS OS SWORDS decidi buscar uma maneira de adquirir algum material desde musico. Por coincidência um novo álbum com o seu nome estava acabando de sair do forno, "IN THE STEEL YOU CAN TRUST"... Comprei diretamente de seu criador, recebi um belo material, caprichado, com uma ótima arte gráfica! Sou transparente em dizer que não conheço o trabalho solo anterior a este, mais terei que adquirir, pois a proposta apresentada em ‘’IN THE STEEL YOU CAN TRUST’’ é muito agradável e digerível aos amantes do Heavy Tradicional. Antes de colocar pra rodar pensei que o CD iria ser mais voltado ao instrumento de seu idealizador, o teclado... Me enganei.... o trabalho é equilibrado, pesado e muito musical. Nada e exibições individuais, tudo no CD é limiar e voltado ao coletivo. Na intro “I Continue” o ouvinte é preparado através de uma breve passagem instrumental para a primeira faixa do álbum “Rowing” que tem uma pegada muito oitentista, delineada por um teclado muito bem dosado e guitarras fortes. O vocalista Nuno Monteiro logo de cara já impressiona pelo seu timbre forte e técnico, um vocalista de enorme potencial com voz de sobra. Em “ In The Steel you can Trust” as guitarras ditam palhetadas super pesadas e solos muito bem construídos por Paulo Lucas de Souza. Aliás, em todo álbum a guitarra é bem “na cara” e muito bem executada.. A Bateria forte de  Anderson Alarça segue com precisão o ritmo forte do álbum, mostrando muito requinte nos arranjos tradicionais do estilo.  “Time of Sword” começa com uma cara atmosférica e obscura, e possui o belo refrão, daqueles que dá vontade de voltar a música.


 Destaque para o belo solo de teclado, que deixa claro o talento e precisão de Yuri em criar melodias marcantes. A dramática e derradeira “ By Odin Side” mostra toda a qualidade dos músicos e das composições de YURI FULONE. Os teclados e os backings vocais colocados neste som deixaram uma sensação de grandeza e satisfação para o ouvinte encerrar sua audição com aquela vontade de escutar novamente. Desculpem o palavrão, mais “IN THE STEEL YOU CAN TRUST’’ é um play do caralho! Escutei um monte e continuo escutando... Uma pedra preciosa do metal nacional, garimpem já!






Por Vitor Carnelossi - CHM - COLORADO HEAVY METAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário