domingo, 26 de junho de 2016

STONE FERRARI – A CARREIRA AUTORAL DO BAIXISTA DO VIRGA FÉRREA


Stone Ferrari é um conhecido músico da cena maringaense. É deste músico o peso soberano do baixo da formação clássica do Virga Férrea. O tempo passou, e aquele garoto das longas cabeleiras e do lendário baixo rosa criou identidade própria, assumiu os riscos e acertos da viagem solo, atingindo uma elevada maturação musical, e hoje, além de músico, é proprietário do Pé de Manga Studio. Stone Ferrari atendeu a este blog de maneira muito solícita, e compartilhamos a partir de agora com você que viaja e navega nas páginas do blog ColoradoHeavyMetal esta excelente entrevista deste grande músico:

1-STONE, COMO FOI REENCONTRAR A FORMAÇÃO CLÁSSICA DO VIRGA FÉRREA, REEDITANDO ASSIM A MAIS BRILHANTE CARREIRA AUTORAL DE UMA BANDA PARANAENSE?

Muita alegria, satisfação. É uma forma de resgatar nossa própria história neste país sem memória.

2-PARALELAMENTE AO ROCK PESADO, VOCÊ DEMONSTRA UM LADO AUTORAL BASTANTE ECLÉTICO. COMO FOI MOLDADA SUA INFLUÊNCIA E PERCEPÇÃO MUSICAL?
Sou influenciado por tudo e por ninguém ao mesmo tempo, se é que dá pra entender. Muita coisa fora da música me influenciou, como livros, filmes, fotos e poesia.

3-SUAS FAIXAS AUTORAIS ´´SETEMBLUES´´´UMA GRAVIDADE´´ E ´´A ALMA´´ CHAMAM A ATENÇÃO PELAS LETRAS POÉTICAS E ARRANJOS INTRINCADOS. COMENTE SOBRE ESTA FASE E O QUE REPRESENTA PARA VOCÊ;
Acho que não é uma fase, é meu jeito pessoal de ver a música à minha maneira e explorar outras habilidades que possuo, como a de escrever e tocar outros instrumentos, a parte técnica do áudio, etc....; Por exemplo, o piano de ´´Uma Gravidade´´ eu criei com a boca e gravei. Um amigo pianista traduziu para instrumento como eu queria na música. ´´Setemblues´´ e Alma´´ são profundidades do blues, mas não no formato musical blues, são visões artísticas da minha associação ao meu grande parceiro de alma, o poeta A. Amazonas, que escreveu muitas das minhas canções em carreira solo.

4-SEUS REGISTROS DESTAS MÚSICAS RETRATAM VOCÊ MUITÍSSIMO BEM ACOMPANHADO POR MÚSICOS DE ALTO NÍVEL. ALÉM DO PODER DE FOGO, O QUE VOCÊ BUSCA NOS MÚSICOS QUE TE ACOMPANHAM?
Realmente tenho vários amigos muito talentosos e excelentes músicos, mas para o trabalho solo convido amigos sintonizados com minha visão artística da obra que estou trabalhando. É uma coisa mais filosófica que musical, até.

5-SERIA UM EQUÍVOCO ENXERGAR TRAÇOS DE TRISTEZA E MELANCOLIA EM SEUS VERSOS? COMENTE.
Não seria. São visões sobre a vida real, e tenho dificuldade em fazer música alegre. Prefiro a instrospecção.

6-VOCÊ DIRIGE O PÉ DE MANGA STUDIO. QUAIS FERRAMENTAS/RECURSOS O PÉ DE MANGA DISPÕE PARA AUXILIAR O TALENTO NATURAL DE CADA MÚSICO OU BANDA QUE PROCURAM SEU ESTÚDIO? 
Temos a estrutura, equipamentos de nível profissional e a experiência,que dá pra chegar a bons resultados.

7-COMO PRODUTOR MUSICAL, COMO PERCEBER A LINHA QUE DIVIDE A CONTRIBUIÇÃO DA INTERFERÊNCIA ? NECESSITA-SE MUITA BAGAGEM PARA TAL PERCEPÇÃO?
A bagagem sempre faz diferença em tudo. A experiência sempre faz muita diferença...como produtor contribuo e interfiro em comum acordo com o artista em questão. Chegar ao melhor. Para a obra dele.

8-VOCÊ TRABALHOU NA GRAVADORA TRAMA, QUE GRAVA GRANDES NOMES DA MÚSICA BRASILEIRA. COMENTE SOBRE ESTE PERÍODO E O QUE ISTO ACRESCENTOU EM SEUS CONHECIMENTOS MUSICAIS.
Acrescentou uma galáxia de conhecimentos até então inimagináveis para mim. É um conhecimento que nenhum cursos, faculdade, etc.. pode oferecer, pois vivi por quatro anos 24 horas de música ao dia, vendo e estando com Tom Zé, Sepultura, Nação Zumbi, Ed Motta, César Camargo Mariano, Sabotage e tantos outros de nível artístico indescritível. Uma bagagem que poucos poderão ter na caminhada.

9-QUE DICA VOCÊ DARIA PARA QUEM VAI ENTRAR PELA PRIMEIRA VEZ EM ESTÚDIO?
Estude sua música o máximo que puder, e se possível com metrônomo.

10-QUAIS OS MEIOS DE CONTATO PARA OS INTERESSADOS?

11-A APRESENTAÇÃO DO SHOW ´´UMA GRAVIDADE´´ DIA 07/07 NO TEATRO LUZ AMOR ESTÁ CONFIRMADA? O QUE PODEMOS ESPERAR?
Um show honesto com música do meu álbum ao vivo ´´Uma Gravidade´´.

12-STONE, AGRADECEMOS SUA ATENÇÃO PARA COM O BLOG E DEIXAMOS O ESPAÇO PARA SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS AOS LEITORES DO COLORADOHEAVYMETAL;
Agradecimento a todos que disponibiliza seu tempo com nossa música – muita saúde a todos. Ouçam/assistam ´´o meu filme é show´´ nos endereços: https://youtu.be/Bn3-BRqjsm0; https://youtu.be/6_N-kKzvB90; - Em breve novidades do Virga Férrea também. Abraços a todos! Atenciosamente – Stone Ferrari.

Por Marcão Azevedo

Colorado Heavy Metal é:

Vitor Carnelossi / Evandro Sugahara / Marcão Azevedo

                                                                                                                                                 

3 comentários: