domingo, 16 de fevereiro de 2014

PETALLOM " THE WINE OF THE NIGHT"

Olá pessoal , seres internautas errantes que as vezes acessam o Blog COLORADO HEAVY METAL,  mais uma vez em alguma madrugada a fora  sinto a necessidade de escrever algo pelo UNDERGOUND...  A banda que falarei hoje é uma Paulista que a meu ver em seu pouco tempo de existência deixou um registro muito interessante e marcante.  Mesmo com essas tantas qualidades do registro que irei “dissecar”,  é difícil ter informações mais precisas desse pequeno clássico nacional. Por tanto,  achei interessante reunir algumas informações e impressões desse álbum que aprecio muito!


 A banda PETALLON na surgiu na ascensão do famigerado Gothic Metal , mais preencheu uma lacuna vaga entre as sonoridades mais obscuras. Eu poderia aqui estar escrevendo sobre inúmeras bandas, mais justamente escolhi o PETALLON para esse momento, pois sua conjuntura arrebatou-me  em um sentimento nostálgico vindo que esteve ligado a minha aprendizagem no Underground. Na época do lançamento do CD “ THE WINE OF THE NIGTH” em uma excursão que partiu de Colorado tive a agradável experiência de acompanhar a banda em uma apresentação promovida pelo programa STAGE DIVING comandado pelo “conectado” Cezinha Crepaldi. O apresentador sempre trouxe shows com bandas de expressividade nacional, atento as novidades soube  contratar sabiamente neste ano  o PETALLON para provocar um choque cultural positivo nos presentes.  Contando com Erick André (Bass), André Campos (Drums), Allan de Augustinis (Guitars na Acoustic Guitars), Fernando Almeida (guitars) e os excelentes vocalistas Marcos Riva (Vocais) e Katia Santana (Soprano), a banda conseguiu fazer um “debut”  cheio de personalidade e atraente para os amantes dos estilos mais Obscuros. A fuga do óbvio torna o trabalho muito agradável de ser escutado, e de cara o que torna mais marcante é o vocal extremamente grave de Marcos e os vocais extremamente clássicos de Katia Santana. O instrumental é permeado de baixos marcantes provindos do gótico é  todo envolto com teclados muitíssimos bem empregados, digo que um destaque a parte, e os violões  dão uma dimensão diferente a música deixando-a em alguns momentos com aquele clima barroco.

Já li em algum lugar que a banda bebe das referencias do Therion, concordo que possa ser uma referencia, mais a sonoridade do grupo não tem muito haver com o som sinfônico do Therion, o Petallom possui uma sonoridade mais gótica e transita com facilidade pelo heavy Metal Tradicional, as camadas de teclados sintetizados não possuem a intenção de ser sinfônico , é simplesmente uma camada que busca uma percepção obscura e melodiosa...
 “Beyond the castle´s door” é a intro que abre o CD e já prepara o ouvinte para a atmosfera que abraça o cd por inteiro. A primeira música “Ashes Garden” contém um teclado hipnotizante que logo de cara ganha o apreciador dessa vertente do metal,  enquanto “Berenice” conta com um belo dueto vocal de Katia e Marcos, essa música revela a conteúdo lírico da banda, abrangendo o período negro de nossa história onde a “Inquisição” queimava as supostas bruxas vivas, nesse caso “Berenice”. “Irate Lizad” pode ser considerada uma obra prima do Gothic Metal, suas melodias e vocalizações são perfeitas,  um violão surge na música dando um ar barroco a abrangência gótica do grupo... é uma penas um grupo seleto conhecer essa música... Destaca-se os solos bem elaborados Allan e Fernando, que nunca tiram o sentido da música, é a aquela história, tocando para a banda... “Dungeon” surge com uma pegada mais forte e novamente  mostra-se  bastante critica em relação as religiões, vale ressaltar nessa faixa a desenvoltura do vocalista Marcos Riva e incorporar os elementos que a musica e letras pedem . ‘’Feelings buried alive’’ é a mais apoteótica, contando com um clima mais “comum” entre as bandas desse estilo, porém mesmo assim possui o brilho que carrega todo trabalho, novamente destaca-se a abangencia vocal e melodia da soprano e do extremamente “grave” vocal masculino. Em “Serenade to sleeper fairy” a vocalista Katia Santana emociona com seus vocais, dando os ares de seu vocal soprano de maneira clássica e lírica, acompanhada por um belíssimo instrumental fazendo a “cama” para essa faixa  que esta além da classificação, pois é uma música além das criticas... “Celibate"  é um ótimo tema que traz todos elementos do cd;  teclados bem empregados, violões,  ótimos solos de guitarra (nessa faixa com mais acentuação) e já cometendo uma injustiça, vale a apena destacar o grande som de baixo que Erick André deixou em todo o cd, sustentando o material com um pegada precisa e pesada, juntamente com o corretíssimo baterista André Campos, que  dentro do estilo mostrou-se bastante funcional e respeitando as linhas ritimicas que o estilo precisa... “Sons of the Light” encerra o cd com uma vocalização mais gutural de Marcos Riva, e mesmo no final os ouvintes são surpreendidos com um refrão cantado em latim pela soprano Katia, encerrando o CD de maneira soberba, um ótimo e originalíssimo álbum do Underground nacional!

Relembrando um pouco as faixas contidas nesse CD, digo que uma cena em particular me chamou a atenção no show no PARQUE DO POVO em PRESIDENTE PRUDENTE (esse parque é um local aberto público para a caminhadas , passeios entre outros..), em muitos momentos durante a apresentação do PETALLON as pessoas que andavam pelas imediações  paravam para ouvir o contraste do HEAVY METAL com o lírico da vocalista Katia... O fluxo de carros ficava lento, as janelas dos prédios próximos se abriam para verificar “opus” da música. Vale ressaltar que ao final podemos escutar o cover da faixa “ETERNAL” do PARDISE LOST, mostrando nitidamente a veia mais “Doom” da banda.

Acredito firmemente que os melhores músicos estão espalhados pelo Heavy Metal e seus subgêneros, chega ser trágico e jocoso bandas  com esta não terem espaço suficiente para mostrar seu som e firmar uma carreira.. No caso do PETTALON acredito que mesmo com a sua breve passagem, deixaram um CD muito interessante para os interessados pelas misturas mais clássicas e góticas. Olho para trás e vejo um excelente registro, que merecia ser lembrado nessa pequena matéria... Assim como outros serão lembrados nessa saga chamada COLORADO HEAVY METAL 

Por Vitor Carnelossi

PETALLOM " THE WINE OF THE NIGHT" - DENISE RECORDS

3 comentários:

  1. bah, acompanhei o pettalon na época do lançamento desse clássico nacional. inclusive quando morava em foz do iguaçu eu tinha um fanzine chamado : azathoth e tive o prazer de fazer uma entrevista c/ o marcos. eu tenho ainda hj esse play e é muito bom. mas também acho que o som da banda não tem nada haver c/ o therion...candlemass talvez um pouco mais...nessa época também surgiu uma banda no rio de janeiro que fazia um doom nessa linha e lançou o play : imagens....lembra do imago mortis ? na época curtia muito essas duas bandas, nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. citei candlemass, não como influência, mas porque em algumas partes no instrumental do pettalon rola um ''heavy doom'' e acho que candlemass tem mais haver do que therion...mas o som deles lembra after forever e coisas assim...bandas que eu não gosto !

      Excluir
    2. Não tem nada a ver com o After Forever, o Pettalom tinha potencial pra estar entre os grandes nomes do metal sinfonico/ gothic metal. Da pra perceber influências do Therion, principalmente do Theli, com solos e arranjos apoteoticos, e também uma atmosfera mais soturna e melancolica de bandas de gothic rock.

      Excluir