domingo, 2 de fevereiro de 2014

ESPECIAL “ CENA NORTE PARANAENSE” PARTE 2

Continuando nossa saga de relatar o que rola e o que rolou na nossa região do norte paranaense, aqui vão mais algumas bandas que fazem parte dessa história. Vamos procurar sempre explorar  e dissertar  essas bandas sempre que puder... E relembrando, nosso principal objetivo é documentar a cena e criar conteúdo de pesquisa para os interessados!
Acompanhem também a Parte 1 :

TRAGEDY GARDEN

CD destaque na Roadie Crew , até hoje produzindo interesse pela banda...
As canções obscuras do TRAGEDY GARDEN saíram de Colorado de maneira singular para somar com a cena paranaense. A banda tem como base o  Doom Metal, mais flerta  facilmente suas composições com o  Heavy,  Death, Black e  Gótico. O grupo sempre teve uma boa aceitação pelo público de outras vertentes do Metal  pela sua versatilidade e composições bem construídas. Dentro dos gêneros mais melancólicos O TRAGEDY GARDEN sempre é lembrado pelos apreciadores de Doom Metal pelo seu “metal sombrio” e por sua pequena , porém criativa discografia.

-----------------------------------------------------------------
CORE

Lançamento primordial para uma nova visão do Grindcore Brasileiro!
Grandes centros urbanos, caos, poluição, sufocamento social... O pioneiro CORE colocou isso tudo misturado com muito Grindcore e grandes doses industriais no seu único cd “THROUGH CHAOS AND DISHARMONY”. O grindcore aqui por eles apresentados não é aquele mesmo debulhado pelos mestres Napalm Death ou Terrorizer, o  CORE levou o som ao caos desenfreado misturado a uma base de certa maneira atmosférica e fria... Pode-se dizer que o  som bem singular serviu de referencia para o SUBTERA, banda que surgiu das cinzas do CORE. Enfim, podemos dizer que o CORE fez uma lançamento importante para colocar Londrina em visibilidade nacional.

-----------------------------------------------------------------
SEX HANSEN

Sex Hansen ao vivo, fazendo "escola" em Maringá
Na explosão mundial do Sepultura o Thrash Metal ficou em evidencia, e diretamente de Maringá a banda Sex Hansen marcou  o Undreground em nossa região. Fazendo um Thrash que alternava entre o visceral e o groove ...A banda segundo relatos  tinha um futuro muito  promissor, mais acabou ficando apenas na promessa  porém deixando uma importantíssima DEMO que documenta essa época . Esse grupo também contava com o Junior  que viria a ser proprietário do Tribo´s Bar em  Maringá, que para o bem ou mal foi o único local  por algum tempo a comportar bandas “pesadas” nas noites da grande Maringá.
-----------------------------------------------------------------
ABUSO VERBAL

Abuso Verbal nos tempos da torturante  demo "Seu Castigo"... em Mandaguaçu!
Representando Mandaguaçu o  Death/Grind  apresentado pelo ABUSO VERBAL  buscava um horror lírico e musical que foram plenamente apresentados nas Demos “Seu Castigo” e “Podridão”. Com um som direto e sujo a banda nadou contra a maré no Underground fechado e pouco receptivo da região, mais deixou uma subversiva obra para os apreciadores da “podreira”.  Pode-se dizer que o ABUSO VERBAL era o nosso Brujeria Paranaense.! Hoje um pouco dessa sonoridade pode ser conferida na nova banda Curitibana RETALIAÇÃO INFERNAL, que conta com o altamente ácido “FELIS” na guitarra, principal compositor do ABUSO VERBAL...
-----------------------------------------------------------------
HOLDER

Holder  indo longe na divulgação pelo Norte e Nordeste do Brasil... 

A banda mais ativa do norte paranaense também é a mais brutal da cena. Influenciada por Krisiun e outras da safra do Brutal Death Metal a banda Holder levou o metal extremo ao real sentido da palavra. Ultra-veloz , caótico, sem qualquer gentileza na sonoridade,  a banda despeja em sua discografia musicas letais aos sedentos pelo metal mais extremo.  O HOLDER conquista a cada lançamento mais espaço  no metal nacional e pode ser considerado um grande representante brutal do Metal Extremo Brasileiro.
-----------------------------------------------------------------
DISMAL FORESIGHT

Conceito e sonoridade unidos na visão do saudoso DISMAL FORESIGHT
O Grupo  de Maringá de Brutal Death Metal, emergiu do underground com a clássica Demo “Shadows the Wisdom” recheada com um Death Metal ultra-veloz porém com passagens de riffs e solos que remetiam a algo do mestre Chuck Sckuldiner. Guiados por uma bateria extremamente rápida e vocais  bem colocados o DISMAL FORESIGHT possuía algo partidário no underground e um conteúdo lírico bem interessante , sem dúvidas a safra das “antigas” a mais consciente da cena durante sua existência.
-----------------------------------------------------------------
NO BLEST

O Power Trio Brutal de Maringá marcou a cena com seu Death Metal técnico
Em resumo...Death Metal Técnico e brutal.  O NO BLEST foi uma grande banda bem conhecida dos “bangers”  da região, sempre fazendo ótimos shows e consolidando o Death Metal na cidade de Maringá, que realmente foi um celeiro de ótimas bandas do estilo. Em comparação ao HOLDER e ao DISMAL FORESIGHT pode-se dizer que o NO BLEST apostava mais na técnica e variações de andamentos lembrando a escola de bandas como SINISTER e SUFFOCATION, Com um pouquinho de pesquisa é possível curtir o som dos caras na Net e sacar o um capitulo do Metal Extremo Norte-Paranaense.
-----------------------------------------------------------------
SPIRIT´S BREEZE

Monstruoso vocal da bela  Camila Scarelli  a frente SPIRIT´S BREEZE
A Brutalidade e rispidez apresentada por esse grupo de Londrina chegam a ser estonteante. Músicas rápidas e agressivas com todas as características do Brutal Death Metal  é o resumo que podemos dizer do SPIRIT´S BREEZE. Contando com o Vocal da bela Camila Scarelli o grupo  é tido como expoente de White Metal desafia o preconceito com um verdadeiro massacre sonoro que segue a cartilha  a risca de como se fazer Death Metal  com algumas pitadas de Grindcore...  Rápido, brutal... brutal....
-----------------------------------------------------------------
DISTANASIA

Inquietude na cena de Maringá, sempre envolvida ativamente no underground...
Representando o lado HC/Crust/ Punk com boas pitadas de Grindcore, em Maringá o DISTANASIA investe nessa caminhada Underground cheia de ideologia e inquietude contra as “mazelas sociais” que nos acometem nos dias de hoje. E algo sempre bem vindo nesse tipo de som é a ideologia punk/hadcore  de protestar através das musicas. O Pessoal do DISTANASIA já possui material gravado e seguem com perseverança na complexa cena do Norte Paranaense...  

Por Vitor Carnelossi 

Contato: vitorcarnelossi@gmail.com

Curta tambem nossa PAGE no FACEBOOK e receba as atualizações das matérias...

COLORADO HEAVY METAL

2 comentários:

  1. a spirit's breeze ainda esta na ativa? faz tempo que não ouço falar sobre material novo deles.

    ResponderExcluir
  2. a spirit's breeze ainda esta na ativa? faz tempo que não ouço falar sobre material novo deles.

    ResponderExcluir