terça-feira, 5 de abril de 2016

BROTHERS OF SWORD - UM GRANDE MOMENTO DO HEAVY METAL NACIONAL

Quando coloquei ‘UNITED FOR METAL’’ para rodar a primeira vez fui surpreendido pela qualidade e sentimento empenhados nesta produção. Desde então sempre que tenho um momento livre, acabo colocando esse álbum para curtir em bom e alto volume! Idealizado pelo baixista Fabio “Grey Wolf” Paulinelli (GREY WOLF) o projeto uniu vários músicos dentro do Heavy Metal Tradicional Nacional, que possuem bandas com aquela pegada mais oitentista e purista do estilo! Tanto a parte gráfica quanto a estética e lírica, o trabalho remete o ouvinte ao sentimento medieval, algo totalmente entrelaçado com a proposta central do projeto. As referências mais evidentes são Running Wild, Manowar, Saxon, Grave Digger... tudo isso temperado com as referências pessoais de cada musico. Os senhores aqui envolvidos abraçam realmente o estilo que tocam, e isso é o que torna o CD mais interessante de ouvir, basta pesquisar as bandas aqui envolvidas, todas empunham a bandeira do Metal Tradicional!


“Brotherhood (Marching to Bathle)” abre o trabalho com toda a genialidade do tecladista Yuri Fulone (Warpride / Yure Fuloni) que empresta seus dotes para dar o clima  épico em uma ‘’intro” digna de grandes produções, deixando o ouvinte já animado com o começo do material e inserido no clima épico trilhado pelo projeto. “The Song of Victory” fica a cargo das vocalizações de Fábio “Grey Wolf” (Grey Wolf), seguindo uma pegada “speed” bem trabalhada! Além de ser uma ótima canção para abrir o disco, podemos destacar as ótimas linhas de baixo que conseguem se sobressair de maneira muito criativa, sempre “passeando” pelos riffs sem abandonar o peso! Com aquela “pegadona” Grave Digger, Arthur Migoto (HazyHamlet) faz uma grande interpretação em “Beserkers”, uma ode as batalhas medievais com um instrumental empolgante! “The Cyclops” é a faixa mais cadenciada e conta com os vocais fortes de “Peter Kelter” (Thunderlord) que consegue fazer um “drive vocal” agressivo sem ser gutural! O refrão dessa canção é fantástico, daqueles que grudam na cabeça! Em “A Espada Selvagem” “Riffs cavalgados” levam o ouvinte aos contos da Ciméria de CONAN, cantado  na língua pátria pelo ótimo vocalista Daniel Wallançuella (Cruzadas), essa música é um grato momento no álbum! “Bravos” além de uma guitarra solo com um timbre foda e um ótimo solo de baixo, tem uma grande interpretação de Raziel Avenger (Túmulo de Aço) que nos deixa com vontade de sair cantando junto. “Brothers of the Swords” é o grande momento do álbum! Todos os vocalistas participam desta canção, guiados por instrumental pesado, enriquecidos por um teclado encaixado de maneira perfeita! Sem dúvidas um grande momento do Heavy Metal Nacional!


Superficialmente aqui da minha maneira resenhei minha opinião e empolgação com este trabalho, é claro que a audição revela uma chama nostálgica do velho metal... mais por outro lado a modernidade permitiu esse pessoal arquitetar um trabalho com representantes de várias cidades e estados,  resultando em uma celebração aos antigos modos de fazer o Heavy Metal!!

Enfim, deixo também uma ressalva para o ótimo trabalho de guitarra de Luiz Camargo (Owtlaw) e Baixo de Fábio “Grey Wolf” que fizeram um trabalho totalmente condizente com o estilo, se atendo a detalhes que encontramos nos grandes nomes do Heavy Metal Tradicional! A mixagem ficou a cargo Arthur Migoto e a bela arte a cargo de Celso Mathias!  Não percam tempo, compre seu exemplar! Bem que esse trabalho podia sair em LP heim?????


Por Vitor Carnelossi


Nenhum comentário:

Postar um comentário