quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

VOLKANA – BONITINHAS, MAS TALENTOSAS

A presença feminina na música sempre foi algo interessante, no mínimo.
Como é legal ver uma menina empunhando um violão ou guitarra. O teclado é até normal, mas quando parte para instrumento de cordas ou bateria fica diferente.
O heavy metal tem e teve nomes como Doro, Girlschool, Vixen, que honram a condição feminina com atitude e lançamentos  de grande qualidade.
No Brasil, tivemos o prazer de ter a Volkana como representante dos riffs femininos.
Mudando de Brasília para São Paulo, a banda alcançou notoriedade dado à enorme cena desta metrópole, e também alavancada pela avalanche metálica brasileira que assolava o mundo, a partir do Sepultura.

A formação se consolidou com Marielle Loyola nos vocais, Karla Carneiro nas guitarras, Mila Menezes no baixo e o baterista Sergio Facci (Vodu, Viper) e então lançam First.
Com a proposta thrash metal, este disco, com letras em inglês ganha destaque na mídia especializada. Muito mais que belas mulheres, as três integrantes eram competentes como banda e não economizavam na atitude heavy. Os destaques deste disco foram ´´ War? Where My Enemy Lies´´ e o cover para Pet Sematary, do Ramones.
O tempo passa,e mudanças positivas acontecem na Volkana.  Em 1994, ao lançarem Mindtrips, segundo e último disco da banda, a evolução e maturidade eram notórias, tendo na nova vocalista Claudia França uma grata surpresa, além da adição da segunda guitarrista Selma Moreira. Permaneceram Karla, Mila e o batera convidado Sergio Facci ( a propósito, naquele período a banda não enxergava nenhuma baterista em condições de integrar a banda, daí recorreram ao Sergio).

Mindtrips é um disco maduro. Só o cover do Led Zeppelin vale o passaporte para uma sonoridade pesada, onde  a proposta do thrash metal não foi desprezada. Faixas como ´´ When 2 R 1´´ e Living Hell sinalizam o poderio do trabalho e ressaltam o grande trampo vocal da Claudia França, que só pra variar também era bem gata.
Uma pena em 1996 a banda encerrar suas atividades. Vc pode conferir a ex-vocalista Marielle num dos trechos vocais de Heavy Metal Brasil.
Volkana é uma flor que nasce no esterco.
Fica a dica.
Valeu!!

Marcão Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário