sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ENTREVISTA COM ANDERSON FELIS - RETALIAÇÃO INFERNAL / ABUSO VERBAL

De pequenas ações e grandes provas de resistência sobrevive o underground, muitos  levam a ideologia para a vida toda, e vivem por essa ideologia... Hoje o Blog COLORADO HEAVY METAL conversa com uma cara que sempre foi entusiasta da cena, seja contribuindo com suas bandas, seu apoio e sua garra em prol o Heavy Metal!  Saudações ao nosso amigo ANDERSON FELIS (ABUSO VERBAL, RETALIAÇÃO INFERNAL) . Nessa entrevista agradável podemos constatar a luta incessável deste “Guerreiro do Metal” , sua história e preferencias em um bate-papo bem legal! Confiram!

ANDERSON FELIS - RELALIAÇÃO INFERAL / ABUSO VERBAL


1 – Felis, uma pergunta simplória, mais sempre legal de fazer, como você começou a curtir Heavy Metal e quais as primeiras bandas que você descobriu nessa época?
Olá Vitão, quero dizer que é com imenso prazer que participo do Colorado Heavy Metal! Bom, comecei como quase todos começam, por influência dos amigos, no meu caso que mais me influenciou foi o atual guitarra do Eternal  Sorrow, Ricardo (Morssa) . Gravava fitas do Led Zeppelin, Metallica, Pink Floyd, até eu mesmo começar a comprar meu próprios discos, lá em 1991. Escutava muito Creedence, Pink Floyd, Led, Metallica, Sepultura, Dire Straits... Era uma época que não se encontrava materiais fáceis como é hoje, não tínhamos acesso a quase nada, ficávamos limitados ao que as lojas de discos ofereciam.

2 – Que álbum “capturou” você de vez para o metal extremo e pode ser considerado um divisor de aguas em sua vida?
Lembro bem da fita que tinha do ARISE do Sepultura, esse álbum foi e continua sendo um trabalho que também dividiu águas no próprio Sepultura, que na minha opinião depois disso, tomou um rumo muito extranho na carreira, e não tive mais interesse por essa banda.

3 – Ainda em Mandaguaçu você formou o ABUSO VERBAL, a banda era uma loucura ao vivo, chegava lembrar em alguns momentos o  BRUJERIA por causa de sua sonoridade ácida . Quais suas lembranças desse início de caminhada no underground no interior do Paraná?
Na verdade não fui eu que fundou o Abuso Verbal, foi o Vozão Bastardo, ele iniciou a banda em 2001 com nome de “Alex Kondera”, para participar de um festival na cidade, depois influenciado pelo cover do Slayer  (Verbal Abuse) no álbum Undisputed Atitude mudou para Abuso Verbal. Entrei na banda somente em 2003, eles já tinha algumas musicas prontas, que resultaram no Cd PODRIDÃO (2003), Mas depois eu comecei a escutar muito Brujeria, e me identifiquei bastante com o estilo de tocar do Dino Cazares, tanto que é nosso segundo CD “Seu Castigo” foi masterizado se baseando no CD Raza Odiada do Brujeria, depois a banda tomou um rumo próprio e ganhou indentidade. No interior do PR era tudo mais difícil mesmo, além das distancias das grandes cidades, não tínhamos lugares para tocar, ainda continua assim.

4 – O ABUSO VERBAL  lançou: - Podridão (2003), -  Seu Castigo (2004), -  Seu Castigo ‘’Ao Vivo” (2005),  - Narco Homicida... Psicótico Alterado (2007), (Tb editado na Hollanda  e Portugal em versão Tape – 2008) (lançado na Grécia Split com Ego Death – 2008)-  (3 way Split com 2 bandas americanas, lançado nos EUA 2008) Tape Favela Warriors ( França-2008) - Split com Evil Syndicate , Sindicato da Tortura (2009), tendo uma prolifera produção para nosso Underground. Como você analisa a discografia da banda?
Realmente fizemos bastante coisas legais, mas isso se deve a nossa incansável busca por parceiros e contatos mundo a fora. Sempre estavámos buscando alguém pra ajudar a lançar ou alguma banda disposta a dividir um cd, pois sabíamos que nesse caso cada banda divulga a outra em sua região, e assim vai... Pelos poucos recursos que tínhamos, ainda fizemos muito, foi uma evolução natural, com o passar do tempo queríamos uma gravação melhor, uma capa mais elaborada, mas eu faria tudo de novo, valeu a pena cada carta que enviei.

FELIS EM AÇÃO

6 – Sei que é difícil mais qual “trampo” do ABUSO VERBAL você acha que melhor representou  a banda para servir como um “cartão de visita” aos que querem conhecer o som que você faziam
Eu particularmente gosto de todos pois cada um teve seu tempo, mas o “Narco Homicida” teve uma divulgação bem melhor, e foi divulgado e lançado mundo a fora, o Vozão já gosta mais do “Seu Castigo”, que também aprecio, contém excelentes musicas.

7 –   ABUSO VERBAL  apesar de ter feito muitos shows pela região de Maringá esbarrou um pouco no circuito fechado e seletivo que ainda persiste na cidade.  Você acredita que pela falta de locais para se apresentar algumas  bandas acabam ficando coniventes para não se “queimarem” com organizadores e proprietários de locais de eventos undergrounds?
È complicado, a cena no interior é menor porque o espaço também é menor, mas nós nunca tivemos medo de tocar não. Uma vez tocamos em um bar em Sarandi, com a galera bebendo e caindo em cima da gente, e mesmo assim foi bom, super divertido e produtivo para a banda, mas tem banda que prefere só ensaiar e buscar shows fora, ai vai de cada um. Teve ano que tocamos todo mês em Maringá no Tribus, e nem por isso queimamos a banda.
ABUSO VERBAL - VELHOS TEMPOS EM MANDAGUAÇU - PR

8 – Após o Split-CD  “Sindicato da Tortura” o ABUSO VERBAL não apresentou mais nenhum material, em que condição a banda esta nesse momento?
Esse CD doi feito comigo já morando em Curitiba, o Vozão gravou Voz e Bass em Mandaguaçu,  me enviou e finalizamos aqui. A banda esta parada no momento, morta?? Não, mas parada sem previsão de volta, queremos sim fazer alguma coisa, mas vai levar um tempo ainda. Cada um tem seus compromissos, e moramos um longe agora, oque trava um pouco.

9 – Já em Curitiba como se deu a formação do RETALIAÇÃO INFERNAL?
Moro aqui desde 2008, sempre quis montar uma outra banda, mas é difícil achar pessoas interessadas, até que em 2011 conheci o Weder (Baterista) e o convidei para fazer um som, ele topou, depois chamamos o Cristiano no Bass, e logo em seguida veio o Thiago no vocal, que já o conhecia de alguns shows que fomos juntos. Ai rolou a química, todos com a mesma idéia.

10 – Quais suas referencias musicais para compor para o RETALIAÇÃO INFERNAL?
Desde 2010 eu vinha compondo para um futuro Cd do Abuso Verbal, como a coisa não aconteceu,  apresentei as musicas ao Weder, ele gostou e começamos a trabalhar em cima, no primeiro ensaio do R.I eu já tinha 3 musicas prontas. A linha é simples, escuto muita banda nacional de Death-Black, e dai tiro algumas influências para compor, o Cristiano sempre traz coisas novas, e o Weder da os palpites para mudarmos isso ou aquilo... Nos respeitamos muito, e não rola nenhum tipo de autoritarismo na banda.

11 – A “cozinha” do “RETALIAÇÃO’’ Cristiano (Baixo) e Weder (Bateria) é de tirar o fôlego! Imagino que músicos deste gabarito induzem naturalmente brutalidade sonora! Baseado  no som que você gosta de fazer o “RETALIAÇÃO INFERNAL” esta bem servido não é mesmo?
A sim, os caras tem uma pegada muito forte, o Cristiano é veterano da cena Curitiba, já tocou em várias bandas e projetos, o cara tem uma habilidade fantástica com o Bass, na minha opinião ele esta entre os melhores baixistas do PR, se tratando de Metal. O Weder tem umas influências mais Gore / Splatter na batera, também toca no Terrorgasmo e faz vocal no Cruch Deligths
RETALIAÇÃO INFERNAL - DIVULGAÇÃO


12 – As guitarras na música “ Ritual de Sacrificio” estão “gordas” e com riffs muito legais. A produção esta muito boa, qual sua meta como guitarrista?    
Desde o começo da banda somos muito críticos e perfeccionistas, procuramos o melhor estúdio de Curitiba especializado em metal  (Avant Gard), já gravaram e gravam por lá: Amen Corner, Imperious Malevolence, Eternal Sorrow... ou seja, se quisermos ser reconhecidos em alguma coisa, que seja primeiro pela alta qualidade do material, depois pode até não gostar do som, mas a gravação esta boa. O Mayko do estúdio é extremamente detalhista, e não deixar passar nada a mais na hora  gravar, tem que ser perfeito, isso  nos ajudou muito. Mas não tenho planos muito ousados como guitarrista, sou medíocre, faço o “Feijão com Arroz”, nada a mais.

13 - A vocalista Larissa é um achado e tanto! Não será  nenhuma surpresa se após  o Full-Lengh do “RETALIAÇÃO”  ela seja  reconhecida nacionalmente por seu talento. Como vocês descobriram essa  ótima vocalista?
Em Janeiro de 2013 o Thiago resolve deixar a banda por motivos pessoais, ele mudou de cidade, casou-se... Ai  já conhecíamos a Larissa da banda que ela tocava (High School Massacre) e um dia eu a encontrei em um show, e chamei para fazer um teste na banda, ela topou, depois disso foi uma adaptação de alguns meses até o primeiro show, depois embalou e entrou no rítmo.  Ela é bem mais nova que nós, mas é sangue novo com experiência. Sabemos do potêncial dela como front-Man (Girl!!), e esperamos que ela se desenvolva muito  e colabore cada vez mais com a banda, nosso Debut realmente promete, estamos ansiosos!! Rs...

14 – Você ainda divide os vocais na banda como no ABUSO VERBAL?
Não canto mais, só alguns Backing vocals, preferi me concentrar totalmente na guitarra, para tirar o som melhor possível. No Abuso foi uma falta de opção que me fez cantar, já que o Vozão estava aprendendo a tocar Bass, eu me obriguei a fazer alguns vocais, mas valeu a pena.

15 – Qual a previsão para o lançamento , e o que podemos esperar do RETALIAÇÃO INFERNAL?
Essa é uma boa pergunta Rs... Queríamos começar hoje!! Rs... mas não será possível, resolvemos deixar isso para o segundo semestre de 2014, quando todos na banda estiverem estruturados financeiramente, pois já sabemos que será um trabalho que teremos que investir uma boa quantia de $$$... Mas estamos com 12 novas musicas, e as composições estão com várias influencias, só sabemos que será bruto!! Rs...

16 – Para terminar, gostaria que você listasse seus álbuns favoritos para nossos leitores!
Pergunta difícil, mas vamos lá:
1-EvilWar – Unholy March.  2-Amen Corner –Fall, Ascension, Domination.  3- Anarkhon –Obesidade Mórbida.  4-Brujeria – Raza Odiada.  5-EvilWar –EvilWar. 6-Pink Floyd –Animals.  7-Deep Purple –Fireball.  8-Tragedy Garden-Follow the Insanity (EP magnífico!!).  9- Imperious Malevolence-Where Demons Dwell.  10- Todos do Headh unter D.C  11-GS Truds, Only Tia Gertrude is real... A lista é longa, mas sempre tem os preferidos.
RETALIAÇÃO INFERNAL LIVE....

17 – Felis, obrigado pela entrevista! O blog COLORADO HEAVY METAL agradece  sua disposição em dividir suas experiências conosco!
Vitão, sabe que te considero uma pessoa e músico fantásticos!! Eu que agradeço pelo sempre apoio, e sua atitude em criar esse Blog é animal!! Atitudes assim mantêm nossa cena sempre forte. Apoiem o metal nacional, comprem Cd´s, Camisetas, paguem pra ir aos shows, vale a pena apoiar!! Temos bandas em nosso quintais tão boas quantos as gringas!!
Hails!!!!!!

Feliz Possesso



COLORADO HEAVY METAL - APOIO AO UNDERGROUND!

Um comentário: