sexta-feira, 11 de agosto de 2023

CD FIRST PRESS, UM NOVO NICHO DE MERCADO

 

    Nostalgia: “É a sensação de saudade originada pela lembrança de um momento vivido no passado ou de pessoas que estão distantes.’’ Esse sentimento também extrapola suas especificações no real sentido da palavra para viagens, músicas e objetos, no caso mais especificamente no ponto que nos interessa, CDs...   
A famigerada “era” dos CD First Press....

    Mais o que seria essa nova tendência? Oque é CD First Press? Esse tipo de CD não tem nada de diferente para você está se deparando com o termo agora, simplesmente é o primeiro lançamento de um determinado álbum, a primeira prensagem feita na época que o dito cujo foi concebido. Os anos 90 foram o ápice da comercialização dos CDs encontrando uma forte decadência na década seguinte com a chegada dos MP3. Muitos se desinteressaram do formato CD nos meados dos anos 2.000, tratando-os de maneira obsoleta e com isso causando um declínio na popularidade.

    Então, seguindo uma valorização já esperada, chegou o momento de pagar caro em CDs “antigos’’, que a exemplo dos Lps tem a valorização constantemente dobrada por alguns motivos, o maior destes motivos é o próprio interesse dos fãs em validar sua devoção por determinados álbuns tendo o item em suas prateleiras. Muitos na adolescência venderam, outros emprestaram, outros “pirateavam” os originais em fitas K7 ou mídias virgens, agora esses jovens de outrora querem adquirir suas relíquias com suaves prestações.

    Um outro motivo é que alguns Cds ainda não tiveram novas versões recentes lançadas no mercado, e como se encontram fora de catálogo o preço fica salgado. Alguns relançamentos também não atendem as expectativas da clientela, ficando aquém da primeira versão. A arte gráfica alterada e a pouca fidelidade de cores em formatos Digipack recebem bastante críticas de colecionadores, pois muitos não abrem mão do tradicional acrílico. As vezes os interessados compram a versão recente, mais quando encontram oportunidade investem na versão de época também.

    É importante falar que alguns relançamentos que andam sendo feitos são infinitamente melhores que os “Firts Press”, tendo músicas bônus, encartes com bastante páginas, posters, slipcase entre outros agrados. Então a questão final entre adquirir um CD de primeira prensagem ou um material caprichado relançado fica por conta da nostalgia de quem irá comprar! Afinal tem preferencias que não se guiam pela razão!!!!


Por Vitor Carnelossi

COLORADO HEAVY METAL - MÚSICA ALÉM DA OBVIEDADE!


Curtam nossa page no FACEBOOK:

Desde 2013 produzindo matérias e entrevistas para grande rede.
Editor responsável - Vitor Carnelossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário